Exposição voltada para o Mês do Meio Ambiente tem como tema o saneamento ambiental de Várzea Paulista

Meio Ambiente - Destaques

Materiais recicláveis e fotos mostram o quanto a cidade se desenvolveu nos últimos anos

A Exposição ‘Nossa cidade, Nosso orgulho’, pela Prefeitura Municipal de Várzea Paulista e a Secretaria Municipal de Obras Urbanismo e Meio Ambiente, tem como tema no ‘Mês do Meio Ambiente’ (junho) o saneamento ambiental. A iniciativa tem como principal objetivo mostrar o desenvolvimento e a beleza de Várzea Paulista através da utilização de objetos feitos com materiais recicláveis e fotos de diversos pontos e obras realizadas na cidade.

No local foram montados painéis com algumas fotos da vista do topo do Mursa e animais como a ‘Abelha – Apis Mellifera’, o ‘Anu Branco – Guira Guira’ e a ‘Corujinha do Mato – Otus Choliba’, todas representando a fauna e flora varzina. Também foram expostas, fotos retratando o antes e depois do antigo Aterro Sanitário, que funcionou por cerca de 20 anos e no ano 2006 teve seu funcionamento encerrado. Hoje o espaço dá lugar ao ‘Parque das Orquídeas’, que conta com quadras de areia, futsal, vôlei, basquete e tênis; além disso possui estrutura para encontros, com churrasqueira e salão.

O espaço para exposição contou ainda com decoração de vasos feitos com garrafas pet e deram lugar às mudinhas de manjerona, alfazema, poejo, tomilho, manjericão, celósia, bálsamo, alesio, pimenta, alface, alecrim, sálvia e hortelã; além de pufes e jardineiras feitos de material reciclável. Tudo totalmente sustentável. “Queremos mostrar como é possível trabalhar com materiais recicláveis, para fazer pufes, vasos e jardineiras de garrafas pet. Alguns plantios podem ser feitos em casa, sem gastar nada, utilizando apenas o material que temos. Por exemplo, para fazer uma jardineira usam-se somente duas garrafas” explica Marcelo Firmino, Secretário Adjunto de Meio Ambiente.

Marcelo, ainda conta que a Prefeitura Municipal de Várzea Paulista quer mostrar não só as melhorias, mas também a beleza da cidade. “Temos um projeto muito bonito que é de florir a cidade com orquídeas, para embelezar. Esse projeto vem sendo desenvolvido há 2 anos. Queremos aflorar o orgulho da cidade e mostrar o que mudou”, conclui.Outras exposições que chamaram atenção e mostraram a mudança visível que Várzea sofreu, foram fotos como da Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) no momento de coleta de água nos córregos para verificar a qualidade da água, e também o projeto e vista parcial da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que está em andamento.Fotos do plantio de mudas nativas também tiveram seu espaço, lembrando as mais de 35 mil mudas distribuídas e plantadas na cidade. Já o ‘Plano de Macrodrenagem’, foi representado por imagens da Avenida Bertioga.

O mural que expõe exemplos relacionados ao tema ‘saneamento ambiental’ ficará exposto aproximadamente por dez dias na Biblioteca Municipal de Várzea Paulista (ao lado do Espaço Cidadania), situada à Avenida Ipiranga, 151, Centro. Após este prazo os painéis serão substituídos por outros vinte.