Alunos das escolas municipais de Várzea Paulista participam de formatura do PROERD

Educação - Destaques

O evento além de receber a presença da Polícia Militar, pais e familiares, também contou com apresentações especiais

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) que tem como base o D.A.RE. (Drug Abuse Resistance Education), realizou nesta última sexta-feira (15), no Espaço Cidadania, a formatura de alunos do 5º ano fundamental das escolas municipais de Várzea Paulista. No local estiveram presentes o Prefeito Eduardo Pereira e seu vice, Lula, instrutores do programa e demais soldados da Polícia Militar, diretores das escolas, além de pais e familiares de alunos. Participaram da formatura as escolas CEMEB Professor Edite Schneider; CEMEB Professor Oswaldo Camargo Pires; CEMEB Professor João Aprillanti; CEMEB Carlos de Almeida e CEMEB Manoel Caetano de Almeida.

O evento reuniu diversas atrações como a orquestra da Polícia Militar de Campinas, o mascote do projeto, e recebeu apresentações especiais do pastor alemão ‘Colde’, de 1 ano, acompanhado de seu adestrador, Soldado Everton, e também do pastor alemão ‘Logan’ de 5 anos, acompanhado de seu adestrador, Cabo ‘da Silva’,  que fizeram demonstrações de exercícios.

Ainda houve apresentação realizada pelo cão Foster, da raça ‘pastor belga melinois’, que é utilizado pela polícia para farejar drogas e armas, e deixou as crianças impressionadas com suas habilidades. Os cães são escolhidos pelo adestrador na ninhada logo que nascem, e começam o treinamento desde o desmame (com dois meses). O soldado Ferreira explicou também a diferença entre as diversas raças de pastores, e quais suas funções.

O programa que é realizado no 1º semestre, e oferece 10 encontros que na maioria das vezes se prolongam, formou nos últimos anos mais de 10 mil estudantes em Várzea, e tem como principal objetivo educar o jovem para o futuro, formando um cidadão melhor, e prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas.

A Policial Marcia Aparecida de Oliveira, 40, instrutora do PROERD há 20 anos, falou sobre a importância do programa e parabenizou os alunos pela participação. “É um orgulho pra gente ver nossos alunos seguindo um bom caminho”, comemora.

Alguns pais também comentaram o orgulho do trabalho realizado pelo programa. “Eu já conhecia o PROERD e gostava muito. Tenho outros três filhos que também já fizeram parte. Gosto porque eles mostram a realidade, e formam um cidadão melhor. O programa ensina para as crianças que o usuário de drogas na verdade está doente e precisa de tratamento, também ensina que os policiais são amigos e não o contrário. Seria muito bom se o programa se estendesse por mais anos”, comenta Kelly Cristina Carlos, 37, mãe de Lahuany, de dez anos.

Por fim todas as escolas reunidas cantaram o hino de Várzea Paulista.       O Prefeito Eduardo agradeceu todas as crianças, pais e familiares por estarem presentes no evento e ressaltou a importância de programas como estes serem realizados na cidade. Eduardo também disse estar orgulhoso por ver pequenos cidadãos varzinos cantando o hino da cidade.