Prefeito Eduardo presta contas na região norte

Governo e Administração - Destaques

A segunda rodada das plenárias de prestação de contas da Prefeitura recebeu quase 150 moradores da Região V, na noite de terça-feira (12).

A população da região V, que compreende os bairros da Vila Real, Jardim São Paulo e América III e IV, costuma ser participativa nos encontros promovidos pela Prefeitura para debater as questões do bairro e não foi diferente na noite desta terça-feira (12), quando cerca de 150 pessoas compareceram à escola Juvelita Pereira da Silva, onde o prefeito Eduardo Pereira e o vice Lula Raniero realizaram a segunda rodada do ciclo de seis plenárias para prestação de contas. “Devemos aproveitar este momento em que o prefeito vem até o bairro prestar contas do que está sendo feito na cidade e manifestar todas as dúvidas, questionamentos e sugestões”, sugeriu o vice-prefeito Lula Raniero.

Contando com a participação de quase todo secretariado municipal, o prefeito Eduardo, além de apresentar as principais ações e projetos de suas administrações, teve a oportunidade de esclarecer questões pontuais levantadas pelos moradores da Vila Real, Jardim São Paulo, Jardim América II e IV, entre elas pavimentação e esgoto. “Vamos asfaltar todas as ruas”, afirmou o prefeito. Outro ponto garantido por Eduardo foi a colocação de rede para coleta de esgoto nas sete ruas que faltam na Vila Real. “Na primeira fase conseguimos R$ 10 milhões com o governo Lula e agora mais R$ 15 milhões na administração da presidenta Dilma para a segunda fase de urbanização da Vila Real”, anunciou Eduardo.

Corrigindo problemas históricos

Eduardo Pereira explicou também sobre as mudanças e inserção de novas leis que se fez necessário para ter condições de começar a organizar Várzea Paulista, como exemplo a criação do plano diretor. “Mudamos algumas leis da cidade e criamos outras para poder organizá-la”, observou. Ao falar sobre a solução que deu aos problemas sérios encontrados ao chegar à Prefeitura, entre eles a constante falta de água nas torneiras, as poucas ruas asfaltadas e a falta de um hospital público, explicou sobre o grande envolvimento político e técnico necessário para desenvolver o projeto e conquistar as verbas para as obras do Córrego Bertioga, iniciadas recentemente. “O início dos estudos de macrodrenagem dos córregos foi em 2006. Em 2008 a FEHIDRO aprovou o projeto e somente agora tivemos a liberação de verbas. É um processo longo, mas fico feliz em ver que vamos corrigir mais um problema histórico da cidade e proporcionar maior qualidade de vida à população”, comemora o prefeito Eduardo.

Falando ainda sobre as verbas conquistadas por meio de projetos, o prefeito varzino ressaltou que não haverá tempo para concluir todas as obras nos seis meses restantes de sua gestão. “Vou deixar cerca de R$ 18 milhões em verbas com projetos prontos para o próximo prefeito”, orgulha-se Eduardo ao manifestar sua felicidade em estar mais uma vez com a população. “Uma das maiores satisfações em governar é poder se reunir com as pessoas, ouvi-las e prestar contas”, admite entusiasmado Eduardo Pereira, após responder as dúvidas dos moradores presentes ao encontro.

Público participativo

Os participantes expuseram suas reivindicações e se mostraram satisfeitos com as explicações do prefeito e seus secretários municipais, além de reconheceram com positivos os feitos do atual governo. “A Vila Real melhorou muito com o governo do prefeito Eduardo. É preciso resolver o problema de esgoto em algumas ruas e o prefeito se comprometeu na reunião de hoje em resolver. Dou nota oito para o Hospital da Cidade. Foi muito bom para a população”, avalia Jaildo Mário da Silva Santos, morador há sete anos na Vila Real. A moradora Maria Cícera J. da Silva, compartilha com Jaildo a esperança de ver resolvida a questão do esgoto e concorda com o desenvolvimento na região. “Foi feito muita coisa boa no bairro nos últimos anos, como: asfalto, escola e posto de saúde”.

Para Cícero Jacinto da Silva, morador há 22 anos na Vila Real, é inquestionável o grande trabalho executado pelo prefeito Eduardo. “De todos os prefeitos que Várzea Paulista teve até aqui, o Eduardo foi o que mais trabalhou pela Vila Real e pela cidade. Além de melhorar a infraestrutura, melhorou muito também na área social, na saúde e na educação. Hoje eu estou tendo a oportunidade de voltar a estudar pelo projeto da EJA no bairro”, reconhece Cícero, ao afirmar que gosta do jeito democrático do prefeito administrar. “Veio aqui prestar contas do que fez e deu oportunidade para as pessoas falarem o que precisa fazer no bairro, como sempre fez”, identifica-se Cícero.

Cícero fez questão de ressaltar que o prefeito está acabando seu mandato e que ainda há coisas para fazer, mas avalia que há vontade do Eduardo em concluir as obras. “Mas se por acaso não der tempo de terminar tudo o que falta, ele tem crédito por tudo o que fez por nossa região e pela cidade”, reconhece Cícero Jacinto.

Próximas plenárias

18/06 – CEMEB Jardim Alessandra