Desenvolvimento Social - Destaques

O vice-prefeito Lula declarou que a atual administração está estudando a instalação de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) especializado em álcool e drogas

O vice-prefeito de Várzea Paulista, Lula Raniero, esteve presente, nesta sexta-feira (18), na abertura do curso “Atenção integral às pessoas em uso nocivo/dependência de substâncias psicoativas”, que aconteceu no auditório do Espaço Cidadania e contou com a presença da representante do Ministério da Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintero, do secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, do articulador de Saúde Mental da Diretoria Regional de Saúde VII – Campinas (DRS VII), Nelson Figueira Júnior, além de profissionais da rede de atenção intersetorial de Várzea Paulista, a quem o curso se destina.

Durante a ocasião, o vice-prefeito Lula ressaltou que o curso é importante para qualificar e oferecer subsídios técnicos aos profissionais que já atuam no cuidado às pessoas que fazem uso nocivo de álcool e drogas. “Este curso vai oferecer subsídios para que os profissionais da rede de atenção intersetorial se qualifiquem ainda mais e estejam mais capacitados para o atendimento e acompanhamento humanizado destas pessoas”.

Lula declarou ainda que, a atual administração está estudando a viabilidade da instalação de um novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) especializado em álcool e drogas. “Nosso trabalho com os dois CAPS existentes no município se tornou referência por causa de nossa coragem em ousar e acreditar nas pessoas. Agora iremos encarar mais um com o objetivo de oferecer um tratamento que não priva ninguém da sociedade, não é um tratamento de exclusão”.

Outra novidade em relação a equipamentos públicos que garantem a implementação de ações de enfrentamento ao uso nocivo de álcool e drogas foi anunciada pelo secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani. “Em breve iremos inaugurar a nossa primeira residência terapêutica, que receberá pessoas da cidade que por algum motivo passaram por tratamento psiquiátrico fora do município e foram privadas da sociedade. Vamos reinserir essas pessoas na vida social”, destacou.

O curso tem 300 vagas, divididas em 10 turmas organizadas em cinco encontros semanais, com duração de quatro horas cada. Os participantes são profissionais que atuam em diversas áreas, entre elas Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar, entre outras.

Para a representante do Ministério da Saúde, Maria do Carmo Cabral Carpintero, o trabalho em rede é essencial para que os cuidados aos usuários sejam efetivos e contínuos. “Tem que haver um trabalho em rede. O problema não pode ser tratado apenas pela saúde. É importante que Várzea continue investindo para qualificar os profissionais de diversas áreas para que possam lidar melhor com este problema.” O articulador de Saúde Mental da Diretoria Regional de Saúde VII – Campinas (DRS VII), Nelson Figueira Júnior, reconheceu os avanços de Várzea Paulista na área. “É inegável os avanços conquistados pela cidade. É fruto de muito planejamento e um trabalho forte de gestão”, disse.

O reconhecimento da experiência de Várzea Paulista em relação ao acompanhamento de pessoas que utilizam de forma nociva álcool e drogas é fruto de muito esforço dos profissionais ligados a rede de atenção. Este esforço fez com que o número de internações em hospitais psiquiátricos diminuísse de 440 em 2004 para 89 em 2010. No ano de 2011, cerca de 150 pessoas passaram por projetos terapêuticos humanizados na rede de atenção intersetorial do município.

Além disso, o Hospital da Cidade foi, em 2010, o primeiro hospital do estado de São Paulo a possuir leitos credenciados pelo Ministério da Saúde para tratamento e desintoxicação de usuários de álcool e drogas. Prefeitura promove curso de qualificação no atendimento de usuários de álcool e drogas