Estudantes do Pro-EJA FIC visitam Instituto Federal de Salto

Educação - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista está oferecendo à dezenas de varzinos a oportunidade de concluírem o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, adquirirem formação em cursos técnicos, através do ProEJA FIC (Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Fundamental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos). A iniciativa é uma parceria entre o governo municipal e o Instituto Federal (IFE) de São Paulo, por meio do campus de Salto.

No dia 14 de maio, cerca de 40 alunos de Várzea Paulista, dos cursos  técnicos Gestão Básica de Negócios e Informática foram até a unidade de Salto, para conhecer o campus. “Ao conhecer os laboratórios e as possibilidades do IFE de Salto, nossos estudantes poderão planejar a continuidade de seus estudos, além de reconhecerem como se processa essa modalidade de ensino”, informou José Ronaldo Pereira, assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Paulista, responsável pela instalação do ProEJA FIC na cidade.   

Os cursos técnicos oferecidos no município são certificados pelo IFE de Salto, que também poderá acolher esses estudantes em cursos de ensino médio ou até universitário, caso se interessem.

“São oportunidades de ensino técnico que abrangem e beneficiam uma população muito maior, no contexto de expansão dessa modalidade iniciada pelo MEC  em 2006”, completou José Antonio Neves, diretor do campus de Salto, que acolheu os visitantes no auditório: “É com muita alegria que recebemos os estudantes e agradecemos ao poder público municipal esse trabalho pioneiro de parceria”.

 

História e informática

Dois professores do IFE de Salto fizeram apresentações para os visitantes. O primeiro foi Paulo Prampero, de Informática. Para ele, as dificuldades iniciais na aprendizagem do uso do computador, em particular para navegação na Web, são superadas pelos benefícios de acesso a muito mais informações. “No começo, muitos estudantes têm vergonha por não saber, mas assim que fazem uso mais sistemático, percebem que trata-se de ferramenta muito útil para melhorar no trabalho e facilitar a relação com a sociedade”, explicou elO professor Reinaldo Leite apresentou um vídeo histórico sobre as escolas de ensino técnico no País. Nele, estão registradas cenas de cinema mudo da visita do presidente Nilo Peçanha a uma escola de aprendizes artífices, no Rio de Janeiro, modalidade que ele institucionalizou em 1909, no território nacional. Outro vídeo foi exibido, desta vez sobre a implementação do IFE de Salto, a partir de 2001, ainda no contexto do PROEP – Programa de Expansão da Educação Profissional e Tecnológica (1997 a 2002). A construção dessa unidade começou por meio de parceria do município com a iniciativa privada, mas foi interrompida, sendo reiniciada apenas em 2006, já com o refederalização do ensino técnico.  

 

 

Visita interrompida

 

Depois das palestras, as duas turmas visitaram as dependências da unidade. “Eu fiquei com muita vontade de conversar mais com os professores e os alunos nos laboratórios, mas não dava tempo, porque a gente precisava voltar. A viagem demorou uma hora”, comentou Maria dos Anjos Silva Beserra, 48 anos, moradora de Várzea Paulista há 39, aluna do primeiro termo do Pro EJA Fic. Ansiosa para fazer nova visita, ela revelou o motivo: “Fiquei me imaginando naquelas salas, porque pretendo continuar os estudos que comecei em Várzea Paulista. Meu objetivo é conseguir um emprego com salário melhor. Apesar da idade, acredito que a gente pode, então temos de aproveitar essa oportunidade de estudar”.