Várzea Limpa

Artigos do Cidadão

Prefeitura inicia mutirões do Várzea Limpa

Desde 2005, a Prefeitura de Várzea Paulista dedica uma atenção especial nos cuidados com a infraestrutura e limpeza da cidade após o período de chuvas, com o programa Várzea Limpa. A época de estiagem viabiliza os trabalhos das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana, que trabalham intensamente para recuperar os danos causados pelas chuvas e preparar a cidade para o próximo ciclo. Neste ano o lançamento do Várzea Limpa foi no dia 7 de maio, na Avenida José Rabello Portela, com a presença do prefeito Eduardo Tadeu Pereira e do vice, Lula Raniero.

Em 2012, o Várzea Limpa começa na região oeste do município, e se encerra no dia 18 de agosto, quando serão contemplados os bairros Vila Real, Chácaras Santa Marta e a Av. Marginal do Rio Jundiaí. Entre os serviços prestados estão tapa-buracos, recuperação de praças, pintura de guias, sinalização de vias, limpeza de bocas de lobo, córregos e vielas, capinação, além do tradicional cata-treco. “O Várzea Limpa percorre todos os bairros do município durante esses meses em que o programa é realizado. Para isso, dividimos a cidade em sete setores”, explica Augusto Crisionor Rodrigues, secretário de Infraestrutura Urbana. “Além de realizar todas essas melhorias, um caminhão de cata-trecos recolherá materiais que não possam mais ser utilizados em casa, como por exemplo, sofás velhos. Esse trabalho é importante para evitar que tais objetos sejam descartados em córregos e bueiros, evitando enchentes”, ressalta.

Augusto explica que quatro dias antes da chegada das equipes em cada um dos setores um caminhão da Prefeitura percorre os locais avisando a população sobre o serviço de cata-treco para que o material possa ser separado.    Os caminhões da Prefeitura recolhem móveis usados, pneus, ferragens, eletrodomésticos, objetos, madeira, papéis velhos e outros materiais. Lixo e entulhos não são recolhidos pelo cata-treco.

A Secretaria de Transporte Público e Trânsito também estará envolvida com os trabalhos do Várzea Limpa. “É um esforço conjunto que realizamos para preparar a cidade para o próximo período de chuvas”, afirma Carlos Maldonado, secretário interino de Transporte Público e Trânsito. “Para colaborar com o projeto iremos realizar sinalização horizontal e vertical das vias públicas juntamente ao cronograma do Várzea Limpa.”

Setor 1: 07/05 à 20/05
Bairros: Jardim Continente, Vila Tupi, Jardim Gianfrancesco, Vila Marajó, Parque Guarani, Vila Iguaçu, Vila Indaiá, Vila Jerivá, Vila Figueira, Residencial Aimoré, Vila Popular, Jardim Bertioga e Sitio São José.

Setor 2: 21/05 à 03/05
Bairros: Jardim Primavera, Jardim Maria de Fátima, Vila Santa Teresinha, Vila Santa Catarina, Jardim Olívio Moro, Jardim Itapoã e Jardim Buriti.

Setor 3: 04/06 à 17/06
Bairros: Jardim São Gonçalo, Jardim do Lar, Vila São José, Jardim Itajaí – Parte, Jardim Cruz Alta, Portal das Hortências, Jardim Mirante, Jardim Alessandra, Jardim das Palmeiras, Jardim Itália I e II, Sitio do Mursa, Portal das Paineiras, Vale das Colinas e Aldeia Primavera.

Setor 4: 18/06 à 08/07
Bairros: Núcleo Residencial Satélite, Jardim Itajaí – Parte, Jardim Santo Antonio, Vila Paraíso, Vila Ieiri, Jardim Diana, Vila Souza, Vila Bela Cintra, Jardim Santa Lúcia, Jardim Promeca, Jd. Felicidade, Jardim das Acácias, Residencial das Flores, Residencial Alexandria, Chácaras Araçari, Portal das Azaléias, Chácaras Clube Castanheiro, Gauchinha e Chácaras São Guido.

Setor 5: 09/07 à 22/07
Bairros: Jardim Paulista, Jardim América I e Cidade Nova II.

Setor 6: 23/07 à 05/08
Bairros: Jardim São Paulo, Jardim América IV, Jardim América III e Jardim América II.

Setor 7: 06/08 à 18/08
Bairros: Vila Real, Chácaras Santa Martha e Av. Marginal do Rio Jundiaí.