Prefeitura quita financiamento de máquinas e ferramentas de manutenção

Gestão Pública - Destaques

Última parcela do financiamento, realizado em 2007, foi quitada no dia 15 de abril; máquinas estão contribuindo para manutenção da cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista alcançou, nos últimos anos, grandes avanços na aquisição de novas máquinas e ferramentas para limpeza e manutenção da cidade. Em 2005, o maquinário existente era insuficiente para atender a demanda de limpeza e reparos nas vias e prédios públicos, já que a maioria dos equipamentos estava e mal estado de conservação.
Em 2007, a atual administração realizou um financiamento, por meio do FINAME do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para viabilizar a aquisição de novo maquinário. O valor do financiamento foi de R$1.561.021,70, sendo que a última parcela do pagamento deste valor foi quitada no dia 15 de abril de 2012, pela Prefeitura de Várzea Paulista.
Com o valor do financiamento foram adquiridas três retro escavadeiras, sendo uma escavadeira hidráulica para efetuar serviços de terraplanagem e limpeza de córregos; dois caminhões modelo caçamba basculante, que transportam entulhos e materiais; e um caminhão tanque modelo pipa, que é utilizado para transporte de água potável para atender as necessidades do município.
O secretário de Infraestrutura Urbana, Augusto Crisionor Rodrigues, explica que o investimento foi fundamental para oferecer condições de trabalho para que os servidores pudessem levar melhorias aos bairros da cidade. “Quando entramos na Prefeitura tínhamos máquinas e veículos antigos que inviabilizavam o trabalho. Graças a este investimento pudemos renovar nosso maquinário e contribuir com uma manutenção eficaz nas ruas da cidade”, conta. Além das máquinas compradas por meio deste financiamento, recentemente a Prefeitura adquiriu uma mini carregadeira, que está sendo utilizada para auxiliar nas operações de melhorias nas vias públicas. Para Augusto Crisionor, a máquina “é muito versátil e consegue entrar em locais que outras máquinas maiores não entrariam, como as vielas, por exemplo”.