Várzea Paulista sedia 6º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo

Governo e Administração - Destaques

O evento será nos dias 8, 9 e 10 de maio e terá a presença do Assessor Especial da Secretaria Nacional de Articulação Social, Pedro Pontual, representando o governo Dilma

Várzea Paulista tornou-se nos últimos sete anos uma referência nacional e internacional em participação popular. Tal reconhecimento fez com que a cidade seja a próxima sede do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, que acontece entre os dias 8 e 10 de maio, no hotel Express Inn Orquídea. Na ocasião também será realizado 1º Encontro de Participação Popular de Várzea Paulista, destinado aos gestores do OP e demais estratégias de democracia participativa do município.  Além de Pedro Pontual, Assessor Especial da Secretaria Nacional de Articulação Social, participarão do encontro pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e da Fundação Perseu Abramo.

No dia 8, o cadastramento dos participantes poderá ser realizado a partir das 18h30, no hotel Express In Orquídea. Às 19h, haverá abertura da mesa de boas vindas com a presença de Pedro Pontual; do vice-prefeito Lula Raniero, que apresentará a cidade de Várzea Paulista ao público presente e falará sobre a importância do OP no município; e de um representante da Rede Brasileira de OP. “A participação popular é uma das marcas do nosso Governo. Nós definimos as nossas políticas públicas e investimentos através de muito diálogo com a população”, diz Lula.

Para o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, sediar o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Várzea Paulista. “A experiência de Várzea Paulista é exitosa e isso se comprova com o grande envolvimento da população nas atividades e o alto índice de participação nas plenárias, conferências, fóruns e reuniões do OP que realizamos. Além disso, a nossa metodologia é referência para muitas cidades do Brasil e do mundo. Para nós é importante que representantes de diversos lugares do país venham debater o Orçamento Participativo aqui”, afirma.

Durante os três dias de evento, as programações noturnas serão destinadas aos membros do Orçamento Participativo e também a todos os interessados da sociedade civil. Representantes de municípios de todo o Brasil já confirmaram presença no evento, entre eles: São Paulo, São Vicente, Diadema, Guarulhos, Osasco, Botucatu, Araçatuba, Embu das Artes, Campo Limpo Paulista e Araraquara com pesquisadores da UNESP E CEBRAP; Belo Horizonte e Contagem, de Minas Gerais; Vitória, do Espírito Santo; Bento Gonçalves, Garibaldi, Porto Alegre e Canoas, do Rio Grande do Sul; Campo Largo, do Paraná; e a região nordeste estará representada por João Pessoa e Fortaleza.

8/05 – Terça Feira

18h30: Credenciamento
19h: Abertura da mesa de boas vindas com a presença de Pedro Pontual; do vice-prefeito Lula Raniero, que apresentará a cidade de Várzea Paulista ao público presente e falará sobre a importância do OP no município; e de um representante da Rede Brasileira de OP.
20h30: Atividade para troca de experiências dos municípios participantes.

9/05 – Quarta-feira

8h30: Início os trabalhos relacionados ao tema  “Construção da política pública de participação social : o sistema nacional de participação social, e OP como instrumento de políticas públicas”. Apresentação da pesquisa ‘OP Brasil’. Apresentação de Pedro Pontual da proposta do Sistema Nacional de Participação Social. Sistematização dos debates virtuais relativos ao tema.
12h: pausa para almoço
13h30: Reflexão: “Levando em conta as apresentações, as dúvidas e o ciclo de debate, como a rede brasileira contribui na elaboração no sistema nacional, entendendo o Orçamento Participativo como instrumento de gestão Pública?”
19h: Abertura Oficial do 6º Encontro da Rede Brasileira de OP e 1º Encontro Participação Popular de Várzea Paulista com a presença do Prefeito Eduardo Tadeu Pereira; o Assessor Especial da Secretaria Nacional de Articulação Social, Pedro Pontual e a Coordenadora da Rede Brasileira de OP, Kátia Cacilda Pereira Lima.

10/05 – Quinta-feira

8h30: Reflexão: “Organização da Rede Brasileira de OP: estrutura, financiamento, institucionalização da rede”. Exposição permanente de painéis de experiências de sucesso do OP.
12h: Pausa para almoço
13h30: Retomada dos debates
18h: Mesa de finalização dos trabalhos e encerramento do encontro.