Prefeitura oferece curso gratuito de Organização do Espaço Doméstico

Desenvolvimento Social - Destaques

A iniciativa é promovida pelo Centro de Economia Solidária e oferece diversos benefícios às participantes, como a economia no orçamento doméstico

A organização doméstica apresenta diversos benefícios tais como: economia no orçamento; aumento do espaço útil; facilidade de manutenção da limpeza doméstica; agilidade na busca por objetos e materiais; maior durabilidade e melhor conservação dos objetos; mais tempo para projetos pessoais e consequentemente, mais qualidade de vida. Diante de tantas vantagens, o Centro Público de Economia Solidária de Várzea Paulista está promovendo o curso gratuito de Organização do Espaço Doméstico para quem deseja se livrar de vez do incômodo causado pela bagunça. O curso já está em andamento, mas há vagas para novas turmas, com inscrições abertas até 20 de abril.

A maioria das aulas são práticas e os assuntos abordados são diversificados, garantindo uma dinâmica interessante aos conteúdos apresentados. Produtos são expostos para que as alunas tomem conhecimento de sua utilização. Também são feitas  demonstrações de como se fazer dobras e utilizar o gabarito, otimizando o espaço ocupado pelos pertences no guarda-roupas. Há constante promoção de dinâmicas e exercícios feitos com o aluno. Além disso, o curso auxilia na organização da rotina de trabalho, mensal, semanal e diária.

As aulas são ministradas pela designer de interiores e personal organizer (Consultora em Organização), Alessandra Araujo, qualificada pela OZ – Sistemas de Organização, única empresa brasileira filiada à NAPO (National Association of Professional Organizers), a maior e mais importante associação de Profissionais de Organização, sediada nos Estados Unidos.

Alessandra, que atua na organização residencial e empresarial para quem não dispõe de tempo e também treina profissionais do lar na organização de closets, armários e demais tarefas da rotina doméstica, explica que os termos “arrumação” e “organização” são diferentes. Quando você arruma um guarda-roupas, uma gaveta ou um cômodo da sua casa, você dá uma ajeitada na bagunça. Já quando você organiza, você deixa o ambiente funcional, reduz o espaço que as roupas e acessórios ocupam, também reduz custos, e, também dá visibilidade ao que você precisa visualizar, o que facilita o dia-a-dia.”

Sob o ponto de vista econômico, a profissional cita o agrupamento de produtos alimentícios no armário de cozinha. “Lembro que antes de saber organizar as coisas, tinha um armário onde íamos guardando os produtos que comprávamos no mercado. Comprávamos vários vidros e de palmito e íamos colocando aleatoriamente no armário. Quando íamos guardar, percebíamos que existiam vários e assim também acontecia com óleo. Se organizamos cada coisa no seu lugar, fica fácil de visualizar e saber se realmente precisamos comprar aquele produto ou o temos em casa”, exemplifica.

Alessandra também comenta que no mês de março ministrou aulas do curso de Secretária do Lar e que na ocasião foi à casa de uma das alunas para colocar em prática o que elas viram em teoria e prática no Centro Público. “Eu e as demais alunas fomos à casa de uma delas para organizar uma mesa, arrumar a cama, foi uma experiência interessante que pode ser repetida desta vez.”

Aprendizado

“Estou achando o curso ótimo. Não vou trabalhar na área, mas, organizar meu próprio guarda roupas já é bom demais. Já comecei ontem a arrumar as roupas, fronhas e organizar nas gavetas. Esquecemos que arrumando o guarda roupas não estamos organizando e organizar é o que é importante”, diz a anula Valdiléa de Assunção Vaz .

Já Maria Adélia Brinatti, que atualmente também é dedicada ao lar, praticando o que aprendeu no curso dentro de casa, sentiu a diferença nos elogios que a filha teceu à organização. “Estou gostando muito do curso. A minha filha também adorou. Ela é advogada e gosta das coisas bem organizadas.

Maria está tão entusiasmada com o curso que pretende atuar como profissional. “Estou tão animada que pretendo exercer essa atividade profissionalmente. Trabalhei durante 13 anos numa empresa. Quando casei, passei a me dedicar à casa, marido e depois vieram os filhos. E agora vejo uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho.”

Ela sintetiza numa frase o sinônimo da organização do espaço doméstico. “Quando você organiza, você ganha mais tempo, não fica perdido em procuras que podem levar até 15 minutos, fica mais tranquila e menos estressada”, conclui.

Próxima turma

O curso de Organização de Espaço Doméstico está com inscrições abertas até o próximo dia 20 de abril. Para frequentar o curso, a candidata deve ter pelo menos 16 anos e residir em Várzea Paulista. As interessadas devem comparecer ao Centro Público, localizado na Rua Pedro Poloni, 36, das 9h às 17h, munida do documento de identidade e comprovante de residência ou também pelo telefone 4596-9660.