Banda Sinfônica de Várzea emociona público em noite de gala

Esporte e Lazer - Destaques

Emoção e prestígio deram o tom na noite de quarta-feira (4) no Spazzio Baco durante concerto da Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista. A ‘Noite de Gala’ encerrou a programação de aniversário da cidade em alto estilo

O público composto por crianças, jovens, adultos e idosos de todas as classes sociais lotou as dependências do luxuoso Spazzio Baco na noite da quarta-feira (4) para prestigiar gratuitamente o concerto de gala da Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista. De forma diferente, emocionante, foi celebrado o encerramento das festividades culturais em alusão aos 47 anos de emancipação da cidade, promovidas pelo departamento de Artes e Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Sob a regência do maestro Tiago da Costa, os jovens da sinfônica varzina fizeram do finíssimo e apaixonante repertório uma aquarela de emoções e uma explosão sonora sintonizada com o novo tempo que vem sendo cultuado há sete anos na ‘Cidade das Orquídeas’.

O vice-prefeito Lula Raniero lembrou as dificuldades iniciais e a perseverança para se tornar realidade o sonho da cidade ter sua banda sinfônica. “É motivo de muito orgulho, depois dos vários desafios que tivemos ao longo dos últimos anos, assistirmos estes meninos e meninas abrilhantando a nossa sonhada banda sinfônica. Foi fruto de muito trabalho e isso representa um pouco da característica da nossa cidade, um pouco do empenho, da dedicação, do carinho, da persistência de cada pessoa no processo de crescimento de Várzea Paulista”, avaliou Lula.

“O pontapé inicial dado pelo Lula Raniero, quando esteve na Secretaria de Educação, para que a cidade tivesse esta banda sinfônica é exemplo do empenho e da determinação que cada um e cada uma vêm tendo no processo de desenvolvimento de Várzea Paulista”, reconheceu o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques.

    
“Estamos no caminho certo”

O prefeito Eduardo Pereira ressaltou as conquistas alcançadas, mesmo tendo Várzea Paulista o orçamento mais baixo entre os municípios da região. “Nossa cidade vem tendo um desenvolvimento impressionante nos últimos sete anos. Apesar do menor orçamento por habitante da região, alcançamos índices de destaque em várias áreas, como é o caso da educação e da saúde. Conseguimos avançar muito na cultura, por meio de um trabalho exemplar do Departamento de Artes e Cultura, que começou logo no início de nosso governo quando o Lula esteve à frente da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer”, destacou Eduardo.

O prefeito destacou ainda algumas das ações culturais que contribuíram para elevar a inclusão social de jovens e a autoestima da população varzina. “Além do resgate das culturas de raiz, da conquista de nossa identidade cultural como a ‘Cidade das Orquídeas’ e do nosso hino oficial, o trabalho de inclusão social por meio da ‘Escola de Música’ e a formação da nossa Banda Sinfônica Jovem é mais um fato que nos orgulha e certifica que estamos no caminho certo ao investir no lado humano”, concluiu.

Crescimento cultural

O público que prestigiou o evento ficou encantado com o concerto da Banda Sinfônica Jovem e fez questão de destacar o caráter inclusivo do projeto de formação musical do governo e do crescimento cultural de Várzea Paulista. “Esta iniciativa é muito positiva para os nossos jovens. O estudo da música é uma forma de afastá-los das coisas ruins. Minha família é envolvida com a música e acho louvável este trabalho da Prefeitura de Várzea Paulista”, reconhece Maria Luiza Menezes, moradora do Parque Guarani.

Para a moradora do Jardim Diana, Edileusa dos Santos, a cidade vem crescendo e possibilitando a inclusão social dos jovens também através da música. “É mais uma oportunidade que a Prefeitura proporciona aos jovens carentes da cidade. Eu sou nascida em Várzea Paulista e nunca vi a cidade ter tanta oportunidade e um crescimento tão fantástico em termos culturais”, afirma.

O evento recebeu também espectadores de outras cidades da região. É o caso de Eduardo Venâncio, morador do bairro Cidade Jardim em Jundiaí. “Fiz questão de prestigiar este evento, porque acho importante que o jovem tenha um norte a seguir. Este novo ciclo da escola de música de Várzea Paulista vai por este caminho e tem tudo para dar certo”, avalia Venâncio.

Referência para a região

Além de comemorar os 47 anos do município, o evento celebra a oficialização da Escola de Música e Artes, que agora passa a ter professores concursados. O maestro Tiago da Costa, regente da jovem banda, diz que a oficialização impulsiona ainda mais o nome de Várzea Paulista no meio cultural da região. “Temos jovens e crianças da cidade, mas também há alunos de fora, que reconhecem a importância da banda”.

A Banda, que existe desde 2007, tem de fato se tornado referência, já que a cidade mais próxima a ter uma Sinfônica Jovem é Atibaia. “Com a oficialização, a Banda também se torna um órgão municipal, permitindo que busquemos apoios através de leis de incentivo”, esclarece o maestro Gesse Araújo, diretor da Escola de Música e Artes. Segundo ele, a Banda já serve como um espelho para os talentos jovens da cidade, porque tem mostrado a evolução técnica de seus músicos vindos de vários bairros, sendo a maioria da Vila Real. “A grande participação das crianças da Vila Real comprova que, ao menos em Várzea Paulista, não é preciso ter dinheiro para mostrar vontade e talento”, acrescenta Tiago.

Repertório aprovado

O repertório da Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista arrancou aplausos calorosos da platéia que se emocionou com a interpretação de clássicos da música erudita e também de canções populares: Pacific Grandeur (Overture) – J. Olivadoti; Air Of Nobility – James Swearingen; Rhythm X – David Shaffer; A tribute to Elvis (Traditional) – Arranjo de Gerald Sebesky; March Mania – David Shaffer; Sherry Lynn – Eric Osterling; Robin Hood and Little John – Franck Erickson; American Folk Dance – Anônimo; Chuva de Prata (Wilson R. Bastos) – Arranjo de Neves; É tão bom te amar (Nando Cordel)- arranjo de Neves; Ronda (samba canção) – Paulo Vanzolini; Estão voltando as flores/Carinhoso – Paulo Soledade/Pixinguinha e o Hino Oficial de Várzea Paulista – letra e música de Claudinei de Souza, que fez questão de prestigiar o evento ao lado dos familiares e amigos.

Os jovens músicos

Dirigida e regida pelo jovem maestro Tiago Costa, bacharel em música pelo Instituto de Artes da Unesp e pós graduado em Educação Musical, a Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista é formada atualmente por 38 músicos, sendo a maioria meninos e meninas da região da Vila Real. A Banda vem se tornando referência para a região, atraindo crianças e jovens de outras cidades.

Além da cantora Dandara Modesto, convidada especial para abrir o evento interpretando o hino oficial de Várzea Paulista, acompanhada pelo pianista Luciano, o concerto de gala da Banda Sinfônica Jovem teve a seguinte formação: Clarinete – Gustavo Natan, Fernanda Pinheiro, Talissa Silva, Gabriel José, Yandra Barroso, Celso Silva Cidade, Micael Ivanildo, Jhony Kalede, André Felipe, Anna Elisa Franco, Jéssica Gabrieli, Rebeca Gobo e Sinilse da Silva; Flauta – Fernanda Cunha, Viviane Duarte, Mirely Caroline, Beatriz da Silva, Vinícius da Silva, Lucimara Gomes, Carina Bulgarelli, Angélica Souza, Vaine da Silva e Felipe Gustavo; Saxofone – Oziel da Cruz, Mateus Cidade, Ana Paula Vieira, Silvana Gobo, kezia Gislaine e Keila Talita; Sax Tenor – Dario Ricardo e Gabriele Elias; Trompete – Emanuel Campos; Cello – Gabriel Prado, Anderson Clemente e Alexia Silva; Contrabaixo – Diderot Vinícius, Pedro Henrique, Hudson e Mizael; Percussão – Pedro Campos, Sofia Prado, Davi Martins, Vasne, Beatriz Gomes, Steven Giovani e Gabriela Thaina; Piano – Meire.