Prefeito Eduardo é eleito presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM)

Governo e Administração - Destaques

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) elegeu na última terça-feira, durante assembleia realizada na sede da entidade, a sua nova diretoria. O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, foi eleito presidente em chapa única, formada através de um consenso entre os membros da associação. O mandato dos novos representantes tem vigência até 2015. Na ocasião, eles entregaram aos prefeitos e representantes de entidades municipalistas uma Carta Compromisso, com lema ‘Pelo Fortalecimento dos Municípios’.

Fundada em 1946, a ABM é a primeira entidade municipalista do Brasil e tem como princípios a representação, união e fortalecimento dos municípios brasileiros. A nova diretoria tem como vice-presidente o prefeito de Arthur Nogueira (SP), Marcelo Capelini; e o ex-presidente da AGM (Associação Gaúcha Municipalista) , José Carlos Rassier, como primeiro secretário. “O movimento municipalista precisa de uma entidade como a ABM. Há um espaço para ser ocupado nessa área e acredito que temos que fortalecer a nossa associação para que ela assuma novas funções e busque novas conquistas”, afirma Eduardo.

Na ocasião, o novo presidente destacou os avanços que os municípios brasileiros conquistaram através da entidade. “Tivemos conquistas tanto do ponto de vista econômico, com aumento de repasses de recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do PAC Programa de Aceleração do Crescimento), por exemplo; como na parceria para realização de políticas públicas fundamentais, como o programa Bolsa Família”, explica, citando também o debate das relações federativas como um aspecto importante, tendo como referência o Comitê de Articulações Federativas (CAF).

Entre os compromissos firmados pela nova diretoria, estão o desenvolvimento de ações de fortalecimento dos municípios; incentivo ao debate acerca do municipalismo; revisão da lei de licitações e de responsabilidade fiscal; qualificação dos gestores municipais; entre outros.

Alberto Muniz, ex-prefeito de Utinga (BA), passou a presidência para Eduardo e expôs suas boas expectativas com relação à nova diretoria. “Fico muito satisfeito em passar o meu posto a essa nova diretoria, que é fortíssima. O objetivo da ABM sempre foi de fortalecer os municípios e o Eduardo é um político aguerrido para cumprir essa missão”, avalia.

O primeiro secretário, José Carlos Rassier, destacou a grande representatividade da nova diretoria. “Conversamos muito com os membros da ABM e buscamos compor um grupo com representantes de diversos partidos e municípios de todos os portes, para garantir ampla representatividade na diretoria”, explica.