Plano de Desenvolvimento da Cidade será lançado no próximo dia 26

Governo e Administração - Destaques

Rodrigo Bandeira, fundador da plataforma digital “Cidade Democrática” prestigiará o evento

O Lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento da Cidade será realizado na próxima segunda-feira (26), às 19 h, na Câmara Municipal. O documento foi redigido no Congresso da Cidade, em dezembro do ano passado, na faculdade Unianchieta, ocasião em que ocorreu a última fase do Plano Várzea 2022, instrumento de planejamento integrado e participativo do governo de Várzea Paulista, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O evento conta com a presença de Rodrigo Bandeira, fundador do “Cidade Democrática”, plataforma digital de participação política, e, marcará um momento importante, que é a posse da Comissão de Acompanhamento do Plano, composta por 15 membros do governo e 15 membros da sociedade civil. Essa Comissão fará reuniões periódicas para acompanhamento das metas, também formalizará um regimento interno próprio, que discutirá a criação de um grande Conselho da Cidade.

O Plano de Desenvolvimento da Cidade foi debatido sob quatro eixos principais: Sociedade, Infraestrutura, Economia e Estado A elaboração do documento contou com a participação popular e de delegados eleitos nas diversas Conferências promovidas ao longo de 2011, e, seu conteúdo estabelece metas a serem alcançadas a médio prazo, 2015 e longo  prazo, 2022.

A secretária de Desenvolvimento Social, Giany Póvoa, afirma que o documento mostra um quadro de metas que foram traçadas ao longo de todo o processo do Plano Várzea 2022 e é a prova de que a participação popular é efetiva no município. “Constatamos que a população tem muita clareza do que deseja para a cidade. E ouvir a população é importante, é o caminho pelo qual surgem ideias coletivas e solidárias. Quando as pessoas pensam juntas, as possibilidades dos desejos acontecerem é maior, os ideais ganham mais força”, destacou.

Convidado especial

O Lançamento do Plano de Desenvolvimento contará com a presença do fundador do “Cidade Democrática”, Rodrigo Bandeira. Ele é também diretor da Enzima, organização que promove a aproximação de pessoas e organizações para o desenvolvimento de uma nova geração de políticas públicas, com foco no atendimento integral das necessidades dos cidadãos, escreve artigos e oferece cursos e palestras sobre o Futuro Digital da Democracia. É mestre em Administração Pública e Governo, graduado em Administração de Empresas, ambos pela FGV, tem especialização em Administração para o Terceiro Setor pela Universidade de Nova Iorque.