Noite de Gala com a Banda Sinfônica no Spazzio Baco

Esporte e Lazer - Destaques

O concerto de gala da Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista faz parte da programação de aniversário da cidade e será realizada na noite da quarta-feira (4/4). O evento celebra, também, a oficialização da Escola de Música e Artes, que passa a ter professores concursados

A formação musical contribui com a construção ética e pedagógica na infância e na juventude. Na medida em que crianças e jovens ganham noções de responsabilidade, trabalho em equipe, respeito e disciplina, podem contribuir para o desenvolvimento social e urbano. Com este objetivo, por meio do departamento de Artes e Cultura – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – o governo de Várzea Paulista promove a instrução e a prática coletiva da música na ‘Escola de Música’ e na ‘Banda Sinfônica Jovem da Cidade’, que realizou dois concertos ao ar livre neste mês de aniversário da cidade – nas manhãs dos sábados (17 e 24) – em frente à Emei Paulo Freire, no Jardim Promeca e na Praça Castro Alves, na Vila São José, consequentemente. “Há sete anos Várzea Paulista vem passando por um desenvolvimento muito grande e ao assistir o concerto destes jovens da nossa Banda Sinfônica me vem a comprovação de que estamos no caminho certo ao investir no lado humano das pessoas, ao incluir a cultura, as artes, a música, na vida da juventude varzina”, comemora o prefeito Eduardo Tadeu Pereira.

As apresentações estão inseridas na programação cultural do mês de aniversário da cidade, que celebrou seus 47 anos de independência política e administrativa no dia 21. “Pela primeira vez estamos tendo oportunidades de ouvir o arranjo oficial do Hino de Várzea Paulista, que está sendo interpretado maravilhosamente pelos jovens da Banda Sinfônica da cidade. A Escola de Música foi um sonho que começou em 2005 quando eu assumi a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e fico muito feliz, honrado em ver que esta magnífica Banda formada por crianças e jovens das comunidades, é fruto do trabalho que plantamos há sete anos”, orgulha-se o vice-prefeito Lula Raniero.

A moradora do Jardim Promeca, Carolina Salles Silva, prestigiou o concerto ao ar livre da Banda Sinfônica no bairro, na manhã do sábado (17) em frente a escola Paulo Freire e ficou encantada com a apresentação dos jovens músicos. “Costumo ser ativa nos eventos da escola e estou encantada com a apresentação da Banda Sinfônica. É uma forma diferente de comemorar o aniversário da cidade. Faço questão de mostrar estes exemplos ao meu filho e gostaria de ver mais vezes este tipo de evento musical no bairro”, sugere Carolina.

Oficialização da Escola de Música

Além de comemorar os 47 anos do município, o evento celebra a oficialização da Escola de Música e Artes, que agora passa a ter professores concursados. O maestro Tiago da Costa, regente da jovem banda, diz que a oficialização impulsiona ainda mais o nome de Várzea Paulista no meio cultural da região. “Temos jovens e crianças da cidade, mas também há alunos de fora, que reconhecem a importância da banda”.

A Banda, que existe desde 2007, tem de fato se tornado referência, já que a cidade mais próxima a ter uma Sinfônica Jovem é Atibaia. “Com a oficialização, a Banda também se torna um órgão municipal, permitindo que busquemos apoios através de leis de incentivo”, esclarece o maestro Gesse Araújo, diretor da Escola de Música e Artes. Segundo ele, a Banda já serve como um espelho para os talentos jovens da cidade, porque tem mostrado a evolução técnica de seus músicos vindos de vários bairros, sendo a maioria da Vila Real. “A grande participação das crianças da Vila Real comprova que, ao menos em Várzea Paulista, não é preciso ter dinheiro para mostrar vontade e talento”, acrescenta Tiago.

Repertório da Noite de Gala

A Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista reservou um repertório eclético para a ‘Noite de Gala’ no Spazzio Baco, na próxima quarta-feira (4): Pacific Grandeur (Overture) – J. Olivadoti; Air Of Nobility – James Swearingen; Rhythm X – David Shaffer; A tribute to Elvis (Traditional) – Arranjo de Gerald Sebesky; March Mania – David Shaffer; Sherry Lynn – Eric Osterling; Robin Hood and Little John – Franck Erickson; American Folk Dance – Anônimo; Chuva de Prata (Wilson R. Bastos) – Arranjo de Neves; É tão bom te amar (Nando Cordel)- arranjo de Neves; Ronda (samba canção) – Paulo Vanzolini; Estão voltando as flores/Carinhoso – Paulo Soledade/Pixinguinha e o Hino Oficial de Várzea Paulista – letra e música de Claudinei de Souza.

Entrada Franca

O concerto terá entrada franca e proporcionará aos varzinos a celebração do aniversário da cidade em alto estilo. Os convites podem ser retirados no Centro Cultural, na Rua Manoel Gonçalves, 200, Jardim Primavera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4595 4080.  O Espaço Baco fica na Rua João Povoa, 97 – centro.

Formação da Banda

Dirigida e regida pelo jovem maestro Tiago Costa, bacharel em música pelo Instituto de Artes da Unesp e pós graduado em Educação Musical, a Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista é formada atualmente por 38 músicos, sendo a maioria meninos e meninas da Vila Real. A Banda vem se tornando referência para a região, atraindo crianças e jovens de outras cidades. A formação atual conta com os seguintes músicos: Clarinete – Gustavo Natan, Fernanda Pinheiro, Talissa Silva, Gabriel José, Yandra Barroso, Celso Silva Cidade, Micael Ivanildo, Jhony Kalede, André Felipe, Anna Elisa Franco, Jéssica Gabrieli, Rebeca Gobo e Sinilse da Silva; Flauta – Fernanda Cunha, Viviane Duarte, Mirely Caroline, Beatriz da Silva, Vinícius da Silva, Lucimara Gomes, Carina Bulgarelli, Angélica Souza, Vaine da Silva e Felipe Gustavo; Saxofone – Oziel da Cruz, Mateus Cidade, Ana Paula Vieira, Silvana Gobo, kezia Gislaine e Keila Talita; Sax Tenor – Dario Ricardo e Gabriele Elias; Trompete – Emanuel Campos; Cello – Gabriel Prado, Anderson Clemente e Alexia Silva; Contrabaixo – Diderot Vinícius, Pedro Henrique, Hudson e Mizael; Percussão – Pedro Campos, Sofia Prado, Davi Martins, Vasne, Beatriz Gomes, Steven Giovani e Gabriela Thaina; Piano – Meire.