Prefeitura oferece cursos técnicos gratuitos em parceria com a ETEC

Desenvolvimento Social - Destaques

Várzea Paulista ganha sala da ETEC (Escola Técnica Estadual) e oferece curso técnico de Redes de Computadores

Depois da implantação dos cursos técnicos de Gestão Básica de Negócios e Informática básica para os alunos do EJA, integrando formação do ensino fundamental com qualificação técnica, por meio do Proeja FIC, a Prefeitura de Várzea Paulista oferece mais oportunidades para a população da cidade.

Desta vez, o município recebe o curso técnico gratuito de Redes de Computadores, iniciativa que conta com parceria da Etec (Escola Técnica Estadual) de Campo Limpo Paulista, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Ao todo são 40 vagas. As inscrições poderão ser feitas por meio do site www.vestibulinhoetc.com.br,, a partir do dia 24 de abril e serão encerradas no dia 15 de maio.

O candidato deve preencher aos seguintes requisitos: possuir  Ensino Médio completo ou optar por cursar o Ensino Médio e Técnico juntos. Para que receba o diploma técnico, é necvessário que o aluno tenha concluído o Ensino Médio.

Todos os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 25,00 para realização do processo seletivo, que acontecerá no dia 17 de junho.

As provas serão realizadas em Campo Limpo Paulista e o local será informado ao candidato via correio, após o término do período de inscrições.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luciano Braz de Marques, a chegada da escola técnica é importante para ampliação de serviços à comunidade. “A chegada da ETEC à Várzea Paulista vem consolidar nossos esforços no sentido de dar continuidade ao processo de qualificação. Já conseguimos implantar o Proeja FIC, em convênio com o Instituto Federal de Salto, e, a escola técnica vem consolidar a ampliação desse serviço à comunidade”.

Curso

O curso tem como objetivo formar técnicos em Redes de Computadores, que são os profissionais responsáveis pela instalação e configuração de dispositivos de comunicação digital e softwares em equipamentos de rede. São eles também que executam diagnósticos e corrigem falhas em redes de computadores. Ao final do curso, os alunos também estarão aptos a preparar, instalar e manter cabeamentos de redes e configurar acessos de usuários em redes de computadores. Além disso, vão configurar serviços de rede, como firewall, servidores web, correio eletrônico e servidores de notícias.

No mercado de trabalho são diversas as opções para atuação. Alguns exemplos são as instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem redes locais ou podem fazer prestação autônoma de serviços.

As aulas serão realizadas no período noturno, das 19h às 22h55, na CEMEB Palmyra Aurora D`Almeida Rinaldi e terão início no dia 23 de julho. O curso será promovido em três semestres, que correspondem a três módulos.