Festival de futsal encerra atividades esportivas no mês das mulheres em Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

No último domingo (18), o 2° festival de futsal marcou o encerramento das atividades físicas proporcionadas para as mulheres neste mês de março, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O evento foi organizado pela Secretaria Adjunta de Esporte, através dop Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), com apoio do núcleo de Políticas Públicas para as Mulheres. Aproximadamente 23 jogadoras, entre atletas do time de campo e futsal de Várzea Paulista, do Programa Atleta do Futuro (PAF), da Guarda Municipal e professoras do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) participaram do jogo.

Segundo a participante Amanda Melissa dos Santos, professora do PELC, essa comemoração estimula as mulheres. “Mesmo existindo muito preconceito e machismo, as mulheres podem jogar futebol”, ressaltou. Já para a atleta de futebol de campo e futsal de Várzea Paulista, Luciana Sônia Leite de Freitas “é bem legal ter esses eventos porque mostra as mulheres praticando o futebol, esporte que ainda tem muito preconceito quando praticado por pessoas do sexo feminino”.

De acordo com a participante Maria Gerlândia de Oliveira, o evento prestigiou o Dia Internacional da Mulher, porém não deixou de ser uma preparação para os próximos campeonatos: “Vamos estrear na Copa TV Tem no dia 22 de Março, contra a equipe de Jundiaí, então aproveitamos esta oportunidade para treinar”, disse. Várzea Paulista estreia no torneio dia 22 de Março, às 19h30, no Ginásio Bolão, em Jundiaí.

Já a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, Imaculada Ferreira ressaltou o empenho da Prefeitura em disseminar os direitos e as lutas das mulheres. “Comemoramos 80 anos que temos direito a votar, a Lei Maria da Penha para nos proteger e começamos a ter mais mulheres no poder”, afirmou.