Inaugurado Laboratório de Informática na Escola do Mursa

Educação - Destaques

Com a inauguração do Laboratório de Informática na CEMEB Fazenda do Mursa, nesta quinta-feira (15), todas as escolas do ensino fundamental de Várzea Paulista passam a ter o benefício digital

A Escola Municipal Fazenda do Mursa teve seu laboratório de informática inaugurado na manhã desta quinta-feira (15). O evento contou com a participação do prefeito Eduardo Tadeu Pereira, do vice Lula Raniero e do secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques. Pais de alunos e moradores da comunidade também prestigiaram a inauguração.

Oferecer educação de qualidade aos alunos da rede municipal é uma das prioridades do Governo de Várzea Paulista e promover a inclusão dos estudantes ao mundo da informática faz parte deste processo. A CEMEB Fazenda do Mursa recebeu seu Laboratório de Informática com 14 terminais de computador para atender 24 alunos. Esta estrutura atenderá um computador por aluno, já que são 13 estudantes na parte da manhã e 11 na parte da tarde a utilizarem o laboratório de informática. “Com esta inauguração, todas as 11 escolas de ensino fundamental do município – 1º ao 5º ano – passam a ser contempladas com laboratórios de informática”, orgulha-se o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira lembrou que apesar de Várzea Paulista obter o menor orçamento entre as cidades da região, tem o melhor índice de desenvolvimento educacional, conforme números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB -, que mede a qualidade de cada escola e rede de ensino com base no desempenho do estudante. “Apesar das dificuldades Várzea Paulista avança com destaque em serviços públicos essenciais como a educação e a saúde. Temos o melhor índice de desenvolvimento na educação e o segundo melhor na saúde”, destaca o prefeito ao concluir que estas conquistas fazem parte de um processo de crescimento: “Na educação este processo se iniciou em 2006, quando nosso vice Lula Raniero era secretário de Educação e fez de Várzea Paulista a primeira cidade da região a distribuir uniforme e material escolar aos alunos”, lembra com orgulho Eduardo.

O vice-prefeito Lula Raniero compartilha deste orgulho ao ver que a educação no município continua avançando. “É motivo de muita satisfação poder entregar mais um laboratório de informática e promover a inserção de nossas crianças no mundo digital. Isso faz parte da continuidade dos nossos investimentos na educação. É bom ver a comunidade presente, acompanhando a vida escolar dos seus filhos, que serão beneficiados diretamente com mais esta conquista, com mais esta ferramenta de aprendizado”, ressalta Lula Raniero.

Ampliando os conhecimentos

Para César Aparecido da Silva (33), pai do aluno Alaf Ramos da Silva Figueiredo (6), o Laboratório de Informática vem contribuir com o aprendizado dos alunos e prepará-los melhor para a vida adulta. “É um ótimo projeto para desenvolver a inteligência da criança, que aprende desde cedo a mexer com a tecnologia da informática e se prepara melhor para o futuro”, reconhece César.

A Professora Tânia Caldeira Neumann, há três anos na Rede Municipal de Várzea Paulista, leciona há seis meses nos 3º, 4º e 5º anos da escola Fazenda do Mursa. “É um projeto muito importante para a educação porque ele complementa as matérias que o professor aplica na sala de aula. O aluno tem a possibilidade de concretizar pesquisas, ampliar os conhecimentos e realizar atividades lúdicas”, reconhece Tânia.

A diretora da Cemeb Fazenda do Mursa, Vilma Pires Pereira, há 13 anos na Rede Municipal de Ensino, destacou o privilégio de receber o Laboratório de Informática e de trabalhar em uma escola onde a comunidade é participativa. “O Laboratório de Informática é um ganho muito grande para esta comunidade que é sempre presente nas atividades da escola. Devemos lembrar que poucas escolas afastadas têm este privilégio”, destaca Vilma Pires.

Representando a Câmara Municipal de Várzea Paulista, o vereador Mauro Batista lembrou que o legislativo varzino vem acompanhando e ajudando o governo a promover o desenvolvimento na cidade. “Esta conquista é mais um fruto do trabalho de desenvolvimento do governo de Vá