Várzea Paulista recebe nota acima da média nacional em atendimentos na área da saúde

Saúde - Cotidiano

A nota recebida pelo Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012) é a segunda maior entre as cidades da região

Nos últimos anos a cidade de Várzea Paulista deu um grande salto na qualidade dos serviços ofertados na área da saúde. Além de ampliar e qualificar os atendimentos, a Prefeitura de Várzea Paulista investiu na reforma e construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no seu primeiro hospital público, inaugurado em 2008. Prova deste salto de qualidade é o resultado do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS 2012), divulgado pelo Ministério da Saúde na última semana. A nota 5,75 está acima da média nacional (5,4) e é a segunda maior nota entre as cidades da região.

O índice avaliou, entre 2008 e 2010, as condições de infraestrutura de saúde para atender as pessoas e a capacidade de oferecer atendimento qualificado à população em diversos níveis de atenção. Para o prefeito Eduardo, mesmo com o menor orçamento da região Várzea fez mais do que muitos outros municípios. “Temos o menor orçamento da região e um dos mais baixos do Estado e mesmo assim conseguimos fazer muito na área da saúde. Nosso desafio é oferecer serviços iguais ou melhores que as demais cidades, que possuem um orçamento maior que o nosso”, conta.

Para o secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, o resultado demonstra a “eficiência da gestão e a eficácia do modelo assistencial, que em Várzea é centrado na atenção básica e humanização”, afirma. “Temos poucos recursos, mas estes são bem aplicados”, ressalta. Em comparação com as cidades da região, enquanto Várzea atingiu a nota de 5,75, Campo Limpo Paulista recebeu a nota 4,29; Louveira, 4,83; e Cabreúva 4,06.

Mais investimentos

Mesmo com um dos orçamentos mais baixos do Estado, a Prefeitura de Várzea Paulista tem multiplicado os investimentos em saúde no município, por meio de parcerias, como com o Governo Federal. Nos últimos anos a atual administração triplicou o orçamento aplicado na área com o objetivo de oferecer mais conforto e garantia de uma vida melhor aos varzinos. Em 2004, o valor de recursos aplicados foi de R$8.637.940,00. Já em 2010, este valor saltou para R$27.241.704,00.

Estes recursos refletem na qualidade e ampliação dos serviços. Nos últimos anos a Prefeitura ampliou o Ambulatório de Especialidades, implantou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e inaugurou recentemente uma unidade Infanto-Juvenil do CAPS. As UBS foram reformadas e oferecem práticas complementares, como Liang Gong e Shantala. Além disso, serão lançadas neste mês as pedras fundamentais das novas UBS da Vila São José e Cidade Nova II e será entregue a reforma da UBS do Jardim Alessandra.

Outra grande conquista foi o Hospital da Cidade, que realiza em média 350 consultas por dia. O local está em obras para receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma maternidade e um centro cirúrgico.