Várzea Paulista comemora 47 anos de emancipação

Esporte e Lazer - Destaques

No próximo dia 21 de março a cidade comemora mais um ano de sua emancipação político-administrativa. Espetáculo da atriz Elizabeth Savala está entre as atrações de aniversário da cidade.

Há 47 anos Várzea Paulista se emancipava do município de Jundiaí, começando sua história de independência no dia 21 de março de 1964. Apesar de seus 40 anos de emancipação político-administrativa, em 2004 era ainda dependente de outras cidades da região para diversos tipos de serviços (inclusive públicos), lazer e entretenimento. Hoje, aos 47 anos, conquistou sua identidade cultural e avançou de forma significativa em sua autossuficiência.

A ‘Cidade das Orquídeas’, além de outras conquistas, pode comemorar seu primeiro hospital público; sua primeira maternidade – em fase de construção -; o aumento significante no número de vagas das escolas municipais, de unidades de saúde e de ruas pavimentadas; e sua agência do INSS; seu Banco do Povo. Os varzinos não sofrem mais com a falta de água e estão prestes a ganhar sua estação de tratamento de água e esgoto. As políticas públicas, sociais e culturais estão promovendo a inclusão dos cidadãos e colocando a cidade no caminho do desenvolvimento.

Diante deste processo de crescimento, Várzea Paulista começa a receber importantes empreendimentos privados. Além da instalação de hotéis, casa de shows, faculdade, grandes lojas, mais agências bancárias e centros comerciais, os empreendedores continuam investindo na cidade e já está em construção o primeiro Shopping Center de Várzea Paulista, além da Chácara Mall – que vai reunir diversas opções de alimentação, serviços, posto de combustível e mais de 100 vagas de estacionamento – e da construção de um prédio para instalação de novos escritórios, próximo a Prefeitura.

Moradores acompanham desenvolvimento

Os avanços nos serviços públicos, as melhorias de infraestrutura e a instalação de novas empresas, vem melhorando a qualidade de vida e elevando a autoestima de seus moradores, que hoje sentem orgulho em morar na cidade de Várzea Paulista. É o caso do comerciante autônomo, Valdir Fantini, de 55 anos, que chegou com a família na cidade em 1970, quando tinha apenas 12 anos de idade e vem acompanhando a história do município. “Quando cheguei em Várzea ela tinha apenas cinco anos. Até 2004, nós ainda dependíamos bastante dos serviços de Jundiaí. Mas nos últimos anos a cidade progrediu muito. Em sete anos a cidade evoluiu mais que os quarenta anteriores. É só ver a quantidade de empresas e de novos empreendimentos na cidade. É só ver a valorização dos imóveis em Várzea Paulista. Tudo isso é reflexo do desenvolvimento da cidade nos últimos anos”, avalia Fantini.

A jovem de 15 anos, Daniela Gomes Malta, moradora do Jardim América IV, conta dos tempos difíceis de quando era criança. “Nos dias de sol era muita pó e nos dias de chuva sofríamos com o barro. E com tudo isso, ainda tinha o problema de faltar água direto. Nosso bairro foi largado por muitos anos. Este governo, além de resolver a situação da água, melhorou muito as condições, não só do América IV, mas da cidade em geral. Ainda existem bairros esperando benefícios, mas é só andar na cidade e ver a quantidade de melhorias”, observa Daniela, que completa: “Como jovem, estou aproveitando o espaço que estamos tendo através da Economia Solidária, onde me capacito para o futuro, fazendo os cursos oferecidos pela prefeitura”, comemora a consciente jovem, que atua no Orçamento Participativo – OP Jovem de Várzea Paulista.

São muitos os motivos para se comemorar cada aniversário da cidade. Para este ano a prefeitura programou uma série de atividades, incluindo debates e a tradicional ‘Prova de Pedestres’, que se concentra na Avenida Projetada. Em breve será divulgada a programação completa de aniversário da cidade.