Prefeitura inaugura CAPS Infanto-Juvenil

PMVP

Cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (27). Nova unidade atenderá inicialmente 90 crianças e adolescentes varzinos

O prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, acompanhado de seu vice, Lula Raniero, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (27), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) da cidade. A unidade, que fica na Rua Dr. João de Guglielmo, 416, no bairro Jardim Primavera, atenderá inicialmente 90 crianças e adolescentes com transtornos mentais; dificuldades de aprendizagem; em situação de violência familiar; e portadoras de necessidades especiais.

Com esta inauguração, a Prefeitura de Várzea Paulista dá um importante salto na qualificação do atendimento em atenção à saúde mental no município, garantindo os direitos das crianças e adolescentes que passam por um projeto terapêutico intersetorial e em rede, que não as excluem do convívio familiar e da sociedade. Para o prefeito Eduardo, a inauguração garante um atendimento diferenciado aos varzinos. “Esta unidade garante um atendimento diferenciado e humanizado para nossas crianças e adolescentes. Estamos mais uma vez investindo em pessoas”, afirmou.

Já o vice-prefeito, Lula Raniero, destacou que o CAPSI é mais um grande passo na qualificação do atendimento oferecido pelo poder público. “Estamos qualificando e ampliando os serviços e o CAPSI é resultado deste trabalho”, avaliou. O secretário de Saúde, Luis Fernando Tofani, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo CAPSI é inclusivo e em rede. “É um atendimento intersetorial e feito de portas abertas. É um tratamento inclusivo.” Já o secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, destacou que Várzea Paulista “está realizando um trabalho exemplar com participação das secretarias e da população”.

Para a moradora, Maria Lúcia Firmino, que tem um filho que realiza tratamento no CAPSI, o trabalho oferecido pela Prefeitura foi fundamental em sua vida. “Eu só tenho a agradecer a todos do CAPSI. Pensei até em desistir do meu filho e este serviço me deu forças para continuar”, explicou. “Nosso objetivo será ampliar cada vez mais a rede de saúde mental e ser referência para as crianças e adolescentes”, contou a gerente interina do CAPSI, Sandra Cristina Silvestrine.

CAPS

Nos últimos anos Várzea Paulista deu um grande salto na maneira de lidar com pessoas que possuem algum transtorno mental. Essa mudança foi responsável pela ampliação da atenção em Saúde Mental com o fortalecimento e estruturação do CAPS, que funciona na Praça Anísio Ribeiro de Lima, 51, no Jardim Primavera. “Em Várzea Paulista as pessoas que antes eram isoladas em hospitais psiquiátricos agora são atendidas perto de suas casas e não apenas em situação de crises. Aqui o tratamento é humanizado e continuo”, conta a secretária adjunta de Saúde, Stellamaris Pinheiro.