Várzealegria agita foliões em festa animada e segura

Esporte e Lazer - Destaques

Evento foi realizado no domingo (19) e na segunda-feira (20) e contou com matinês e grandes shows no palco principal montado na Avenida Projetada

Em ritmo de folia, o 8º Várzealegria reuniu varzinos e moradores das cidades da região no tradicional carnaval de rua de Várzea Paulista. O evento, que foi realizado no domingo (19) e na segunda-feira (20), contou com matinês e grandes shows no palco principal montado na Avenida Projetada. Durante os dois dias cerca de 30 mil pessoas passaram pelo carnaval varzino. Nenhuma ocorrência foi registrada no interior da festa.

Entre as principais atrações que animaram o público presente estiveram os grupos Trio em Transe; Festa Samba Show; Chocolate e Cia.; e Estrambelhados e Bloco Juca Teles, que vieram de São Luiz do Paraitinga, cidade que faz o maior carnaval de marchinhas do Brasil. Além desses shows, a oitava edição do Várzealegria recebeu mais uma vez a presença da Escola de Samba União da Vila Rio Branco, da cidade de Jundiaí, para uma apresentação especial no carnaval varzino.

Para o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, o evento superou as expectativas e já se firmou como uma tradicional festividade do calendário varzino. “Foi mais um grande carnaval que contou com a presença das famílias varzinas e de toda a região. É um orgulho para o nosso governo ter criado uma festa como esta, que se consolidou e todos os anos anima o carnaval dos varzinos, que podem aproveitar o feriado na própria cidade”, afirmou. O vice-prefeito, Lula Raniero, ressaltou que “o Várzea Alegria é um carnaval para todas as idades já é reconhecido em toda região pela variedade de atrações e pelo clima agradável”.

Quem também aprovou o carnaval de rua varzino foram os moradores da cidade. Para Rayane Jéssika Fernandes dos Santos, que mora no Jardim Mirante, a festa permite aos pais trazerem seus filhos para se divertirem. “É totalmente seguro para trazer as crianças porque aqui é um ambiente saudável. Além disso, as atrações musicais são ótimas”, contou. Já Gisele Passos, veio de Alfenas-MG, para participar do Várzealegria e gostou da folia. “Eu vim de Minas Gerais especialmente para participar desta festa. A maior qualidade é a segurança oferecida”, avaliou.

A Praça de Alimentação

A Praça de Alimentação do 8º Várzealegria contou com dez estandes de entidades sociais de Várzea Paulista, que fizeram uma verdadeira festa gastronômica durante o evento, oferecendo um variado cardápio aos foliões. Em Várzea Paulista, o Carnaval além de ser uma festa segura e feita para a família é também sinônimo de evento consciente. Atendendo ao que estabelece a lei nº 14.592, a Prefeitura adotou um sistema para evitar que os menores de idade comprassem bebidas alcoólicas na praça de alimentação do evento.

Segundo Márcia Amorim, que esteve na equipe de apoio da oitava edição do Várzealegria, as pessoas podiam consumir bebidas alcoólicas somente mediante a apresentação do documento de identidade que comprovasse a maioridade. “No nosso stand de cadastramento, credenciamos as pessoas com a apresentação do RG e as que tinham mais de 18 anos recebiam pulseiras para ter o consumo alcoólico liberado”.

Ela conta que a reação da população a respeito da medida foi positiva. “As pessoas reagiram bem ao credenciamento. Ninguém reclamou de ter que apresentar a documentação. Estão conscientes de que é para o bem da coletividade.”

Saúde e prevenção

Com o objetivo de proporcionar um carnaval seguro também no ponto de vista sexual, a Secretaria de Saúde do município esteve no local orientando os carnavalescos sobre a importância do uso de camisinha.  Além da orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis, houve distribuição de preservativos para os foliões.