Prefeitura inaugura CAPS Infanto-Juvenil

Saúde - Cotidiano

Cerimônia acontece no dia 27 de fevereiro, às 10h. População está convidada para acompanhar o evento

A Prefeitura de Várzea Paulista inaugura no dia 27 de fevereiro o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSI) da cidade. A cerimônia de inauguração acontece às 10h, na Rua Dr. João de Guglielmo, 416, no bairro Jardim Primavera. Toda a população está convidada para acompanhar o evento.

A previsão é de que o local atenda inicialmente 90 crianças e adolescentes com transtornos mentais; dificuldades de aprendizagem; em situação de violência familiar; e portadoras de necessidades especiais. Para a secretária adjunta de Saúde, Stellamaris Pinheiro, o CAPSI é uma iniciativa intersetorial que visa atender as pessoas de acordo com suas singularidades. “O objetivo é garantir os direitos das crianças e adolescentes que passam por um projeto terapêutico que não as excluem do convívio familiar e da sociedade”, conta.

Além dos atendimentos realizados, o CAPSI oferecerá acompanhamento familiar para os pais. “Muitas vezes as crianças manifestam alguma dificuldade ou necessidade devido a algum contexto familiar. Então é importante realizar um acompanhamento com a família e orientar ambos os lados”, explica Stellamaris. “Além disso, os serviços ofertados passam a ser um suporte também para os educadores.”

CAPS

Nos últimos anos Várzea Paulista deu um grande salto na maneira de lidar com pessoas que possuem algum transtorno mental. Essa mudança foi responsável pela ampliação da atenção em Saúde Mental com o fortalecimento e estruturação do CAPS, que funciona na Praça Anísio Ribeiro de Lima, 51, no Jardim Primavera. “Em Várzea Paulista as pessoas que antes eram isoladas em hospitais psiquiátricos agora são atendidas perto de suas casas e não apenas em situação de crises. Aqui o tratamento é humanizado e continuo”, conta a secretária adjunta de Saúde, Stellamaris Pinheiro.