Alunos de curso técnico iniciam aulas em Várzea Paulista

Educação - Destaques

A iniciativa, pioneira na região, integra a formação do ensino fundamental com educação profissional

“Sonhos e esperanças fazem parte das nossas vidas. É assim que estamos transformando Várzea Paulista. O PROEJA FIC é uma luta, um trabalho, um sonho, é muito significativo. Devemos sonhar e correr atrás do sonho. A transformação é gradativa”. Foi com essa frase que o vice-prefeito, Lula Raniero, que já foi professor da Educação de Jovens e Adultos em Várzea Paulista, recebeu os alunos do PROEJA FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica) na última segunda-feira (6), na CEMEB Prefeito João Aprillanti. A iniciativa é pioneira na região e integra educação profissional com a formação do ensino fundamental. Por meio de uma parceira com o Instituto Federal, a administração municipal está promovendo dois cursos técnicos: Gestão Básica de Negócios e Informática Básica.

Os alunos foram recepcionados pelo vice-prefeito Lula Raniero, pela gerente de apoio acadêmico do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo), Clara Shiel, pelo diretor geral do Campus Salto, pelo assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Ronaldo Pereira e pelo vereador Mauro Batista.

O assessor técnico da Secretária Municipal de Educação,Cultura, Esportes e Lazer, Ronaldo Pereira, disse que o momento era de celebração de uma nova conquista. “Este é um momento de muita alegria, em que temos parte de nosso trabalho concretizado. Todos vocês aqui presentes representam etapas da EJA, que tem um olhar especial para o adulto que não concretizou seus estudos no tempo certo, o que é até errôneo dizer, já que todos nós aprendemos  durante a vida inteira. Com a EJA estamos preparando cidadãos varzinos para o mundo do trabalho, agentes de transformação da cidade para mudar o mundo em que vivemos”, completou.

O vice-prefeito Lula Raniero afirmou que a implantação do PROPEJA FIC é fruto de uma luta de vários anos, enquanto ainda era secretário municipal de Educação, em 2009. “Esse é um projeto construído a muitas mãos e uma luta travamos há muito tempo. Temos que enfrentar burocracias, mas não podemos desistir, e é sim, neste momento que devemos ter forças para atingir nossos objetivos.  Com a implantação do PROEJA FIC foi assim”.

Lula relembrou ainda de seu histórico como professor. “Há 10 anos tive oportunidade de ser professor da EJA. É realmente muito gratificante ver que depois de um tempo essas pessoas progridem. E aqui em Várzea Paulista temos esses exemplos. Hoje temos alunos da EJA que se tornaram professores e professoras da rede municipal de ensino, fizeram concurso e estão nas salas de aula”, contou com satisfação.

Lula ressaltou ainda a importância da dedicação e persistência dos alunos. “Boa sorte a todos vocês e se dediquem bastante. As dificuldades vão aparecer, mas, quando nós sonhamos, não tem quem segure nosso sonho.”

O vereador Mauro Batista fez muitos elogios à Educação para Jovens e Adultos, afirmando que a parceria com o Instituto Federal é muito importante para a cidade. “É muito bonito ver a ênfase, o trabalho, dedicação e hombridade que recebem os alunos. Nós acreditamos no governo, no desenvolvimento das pessoas por meio da educação, assim a cidade se torna mais justa e solidária e cresce com amor e dedicação”.

 

Parceiros

A gerente de apoio acadêmico da IFSP, Clara Shiel, deu as boas vindas aos presentes, afirmando a importância que o curso terá na vida dos alunos. “Esse curso será importante para tudo na vida de vocês. Não apenas no aspecto profissional, mas também enquanto formação de vida. O dia a dia de vocês muda com a escolaridade e tudo que permeia a vida escolar. Não desistam, se empenhem, boa sorte para vocês porque esse curso vai fazer muita diferença na vida de vocês”.

Para o diretor do Campus de Salto, Jose Antonio Neves, o trabalho com a EJA é gratificante. “Gostaria de agradecer a vocês alunos pela dedicação. É muito bom ver os participantes se formando, conseguindo emprego, crescendo e vindo nos procurar para nos comunicar seu sucesso, isso é o que nos gratifica.”

Ele ainda lembrou que algumas dificuldades podem surgir no caminho, mas que a perseverança é a melhor companheira nessas horas. “Todos nós temos compromissos com a família e fora da escola, mas, peço que vocês se empenhem. Ao final de dois anos, as pessoas alcançam objetivos e conseguem muitas superações”, observou.

 

Determinação

A aluna, Maria da Conceição Vieira Vasconcelos, 56 anos, está inscrita no curso de Gestão Básica em Negócios. Ela conta que atuou como vendedora ganhando comissão por seis anos e como autônoma na mesma área por três anos.      Sempre gostou de trabalhar com vendas e sonha ter seu negócio próprio. “Parei de estudar aos 9 anos, quando cursava a terceira série. Morava no sítio e não tinha oportunidades de continuar os estudos”

Quando voltou a estudar, Maria enfrentou algumas dificuldades para concluir seu propósito. “Aos 54 anos, voltei a cursar a 4ª série num curso presencial e conclui. Depois, quando comecei a quinta série, neste mesmo curso, estudava em casa, só o freqüentava para fazer provas e isso me desestimulou”.

Ela conta que encontrou também certa discriminação na família. “Quando voltei a estudar aos 54 anos, meu marido me disse: “Vai estudar depois de velha”, mas, quando cheguei na sala de aula vi deficientes físicos dando continuidade aos estudos e isso foi um estimulo pra mim, ver que existem pessoas numa situação até de mais dificuldades e que estão em busca de conhecimento.”

Maria, no entanto, tem uma convicção, o estudo vai proporcionar aquilo que ela tanto deseja: conhecimento para gerir seu próprio negócio. “Eu tenho muita vontade de estudar, vejo esse curso como não só uma oportunidade pra mim, mas, para todos. Estou animada para começar e me sinto motivada pelas aulas serem presenciais, assim, consigo acompanhar bem melhor o conteúdo do aprendizado”.

 

PROEJA FIC

O PROEJA FIC  faz parte de diversas ações que têm o objetivo de promover a formação profissional e é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Profissional Tecnológica, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as cidades. No caso de Várzea Paulista, a Prefeitura está oferecendo os cursos em parceria com o Instituto Federal de Salto.

O programa oferece cursos com carga horária mínima de 1400 horas, sendo 1200 para formação geral, equivalente ao ensino fundamental, e 200 para qualificação profissional.