VárzeAlegria traz bandas de São Luiz do Paraitinga

Esporte e Lazer - Destaques

Bandas da região também animarão a oitava edição do carnaval de rua varzino

A Prefeitura Municipal de Várzea Paulista está organizando mais uma grande festa de carnaval na cidade. A Avenida Projetada e a Praça de Alimentação, tradicionais pontos de realização do Várzealegria, receberão uma diversidade de atrações musicais, entre elas: ‘Estrambelhados e Bloco Juca Teles’, de São Luiz do Paraitinga, cidade paulista que promove o maior carnaval de marchinhas do Brasil. Além de muita música, o evento oferece um festival de gastronomia, através das várias barracas que compõem a praça de alimentação.

Na última edição do VárzeAlegria, realizada em 2011, mais de 30 mil foliões passaram pela Avenida Projetada para curtir as atrações, que agradaram todos os gostos e idades, com matinês e shows variados. De acordo com o prefeito Eduardo Tadeu Pereira, neste ano não será diferente. “Desde 2005 realizamos o carnaval de rua para oferecer lazer e entretenimento para os varzinos em sua própria cidade, para que não precisem recorrer às atrações de outros municípios. Hoje temos um carnaval que cresce e fica mais bonito a cada ano e inclusive atrai foliões de fora de Várzea Paulista”, avalia.

Como vem acontecendo nos últimos sete anos, a população de toda a região poderá levar a família e fazer a festa no 8º Várzealegria, que registra índice zero de ocorrências policiais em todas as edições do evento. “Ficamos felizes em promover uma festa popular de rua deste porte sem que haja brigas ou qualquer tipo de ocorrência. A Prefeitura toma todos os cuidados para que as famílias possam participar e se divertir de forma tranquila”, garante o vice-prefeito Lula Raniero.

Os foliões poderão se divertir e extravasar a alegria nos dois dias de festa, relembrando as marchinhas que nunca saem da nossa memória, o axé, o pagode, o samba e outros ritmos que animarão a folia de milhares de pessoas que estarão “projetadas” na avenida a partir das 15 horas do domingo (19/02).

Estrambelhados

A Banda Estrambelhados representa a nova geração da musicalidade tão cultuada da cidade de São Luiz do Paraitinga/SP. Com forte influência da força cultura popular local, eles trazem novas influências da musicalidade contemporânea compondo com  aquela identidade típica do vale do Paraíba. sempre cultuando a força das raízes e utilizando-se da modernidade justamente para reforçar e atingir novos ouvintes e parceiros na valorização de nossa cultura brasileira.

Formada em 2003 os Estrambelhados vem pouco a pouco desvendando novas fronteiras musicais: como a participação no Circuito Cultural Paulista de 2010 – prêmio da Secretaria de Cultura do Estado de SP – que permitiu a interação com cidades de vários pontos do Estado de SP; shows em entidades como SESC, SESI, FIESP; participação em eventos carnavalescos em diversos municípios de São Paulo e também do Rio de Janeiro, além, obviamente, de São Luiz do Paraitinga. Agradecemos a nosso público maravilhoso que sempre tem nos acompanhado, apoiado e permitido estas experiências que só vem agregar ao nosso objetivo maior em reforçar o que o mestre Guimarães Rosa tão bem profetizava: “quanto mais regional, mais universal”.

Bloco Juca Teles

Muitos blocos resgatam de São Luiz do Paraitinga homenageiam personagens da cidade. O Bloco do Juca Teles faz referência a um cidadão que faleceu no ano de 1962 e que foi um grande símbolo da luta pela preservação da cultura de São Luiz do Paraitinga, traduzida em marcha de carnaval, conforme o trecho: “Juca teles amora em flor, boca do povo são palavras de amor”

19/02 – domingo
Praça de Alimentação
Das 15h00 às 18h00 – Matinê – Grupo Trio em Transe  
Avenida Projetada
Das 18h00 às 19h15 – Festa Samba Show
Das 19h30 às 21h00 – Chocolate e Cia.
Das 21h30 às 23h00 – Estrambelhados e Bloco Juca Teles – São Luiz do Paraitinga  
 

20/02 – segunda-feira
Praça de Alimentação
Das 15h00 às 18h00 – Matinê – Grupo Trio em Transe
Avenida Projetada
Das 18h00 às 19h00 – Grupo Araúna e Tambores de Inkice  
Das 19h00 às 20h15 – “Do” do cavaco
Das 20h30 às 21h30 – Chocolate e Cia.
Das 21h45 às 22h45 – Escola de Samba União da Vila Rio Branco
Das 23h00 às 0h30 – Grupo Trio em Transe