Várzea Paulista recebe o Circuito Sebrae

Desenvolvimento Econômico - Destaques Sebrae

Na noite da última quinta-feira (26), a palestra “Inovar traz lucros” atraiu empresários de toda cidade

Na noite desta quinta-feira (26), os empresários e os futuros empreendedores de Várzea Paulista puderam acompanhar a palestra gratuita “Inovar traz lucros”, promovida pelo circuito SEBRAE. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Várzea Paulista e da Associação Comercial e Empresarial da cidade e traz como proposta interação e compartilhamento de informações entre os participantes. Além disso, tem como objetivo mostrar ao empresário que a inovação está relacionada a uma maneira criativa de melhorar práticas, processos e estratégias, permitindo maior rentabilidade e lucro para o negócio.

Para o vice-prefeito Lula Raniero, eventos como este estimulam os empreendedores e o desenvolvimento econômico da cidade. “É um prazer ter o Sebrae presente em nossa cidade. O município vem passando por um bom momento, estamos crescendo e desenvolvendo. Resolvemos entraves como a falta da água que impedia os empreendedores de investirem em Várzea Paulista e no próximo ano teremos todo o esgoto tratado. A presença do Sebrae aqui vem incentivar ainda mais esse processo de crescimento”, destacou.

Lula frisou ainda a participação da população, afirmando que tem auxiliado na construção de um futuro mais próspero. “As pessoas acreditam e estão investindo. Este é o momento de investir, todos estão empenhados em melhorar a qualidade de vida, promover o desenvolvimento econômico e social. A cidade tem futuro graças ao empenho de toda população varzina que acredita que os sonhos são possíveis”.

Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Waldir de Lima, a presença do Sebrae reforça o momento econômico favorável do município. “É uma satisfação receber o Circuito Sebrae em Várzea Paulista. O empresário local merece todas as condições para que seu negócio tenha sucesso. Estamos dispostos a ajudar a todos e tenho certeza de que com esta parceria a cidade vai prosperar ainda mais”.

O gerente regional do Sebrae, Alex Antunes destacou que é muito importante contar com a parceria da prefeitura para a realização de palestras que orientam os empresários. “ É um privilégio estar com os empresários varzinos. Vi que o lema da cidade é “ Construindo uma Vida Melhor” e isso me chamou a atenção porque posso afirmar a vocês que a inovação é um dos caminhos para ter uma vida melhor”.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Paulista, Nereu Veiga, a palestra vem para reafirmar a importância da inovação para o alcance de resultados. “O Sebrae é um dos grandes parceiros da Associação e sabemos que quem não inova fica para trás, perde o cliente e perde o negócio”, concluiu.

Palestra

O consultor de Inovação do Sebrae, Vadson Bastos, foi o palestrante da noite e destacou a importância dos empresários refletirem sobre o tema “Inovação traz Lucros” e a necessidade de implantar ações inovadoras em seus negócios. “O tema está em pauta e percebemos isso nas diversas publicações da mídia. Toda e qualquer empresa pode e deve se preocupar em inovar, independente de seu porte ou setor de atuação.”

Vadson também citou alguns exemplos de empresas bem sucedidas que valorizam a inovação, como a multinacional 3M. Além disso, ressaltou a importância de criar um ambiente favorável e estimulante para a inovação nas empresas, sugerindo algumas dicas aos presentes. “A empresa deve estar aberta a mudanças e seus lideres devem incentivar seus funcionários para este propósito. Além disso, os empresários devem aprender com as iniciativas, independente do resultado, reconhecer e premiar acertos”.

Outro conselho dado pelo consultor é saber recuar. “Os empresários devem saber quando a ideia implementada não atendeu as expectativas, e, portanto, não considerar como fracasso, e, sim como uma etapa para a inovação”.

Empresário inovador

O empresário Wellington Cunha que administra um buffet infantil na cidade trouxe inspiração com seu exemplo de inovação. Ele conta que pesquisou o público-alvo e identificou o perfil de sua clientela. Depois, investiu em um horário de atendimento diferenciado e investiu na comunicação pela internet.

“Identificamos nosso público-alvo que são mulheres de 25 a 40 anos e percebemos que elas atuam no mercado de trabalho. Então, passamos a realizar nossas vendas e fazer todo esse atendimento no período após esse horário, no horário que a cliente necessita”.

Segundo ele, o atendimento on line tem sido mesmo um bom canal de comunicação com as clientes. “Elas fazem contato via facebook, também no nosso site, onde já podem visualizar os produtos e escolher os temas, facilita tudo. Numa segunda etapa, se a pessoa desejar, nós fazemos uma visita na casa para mostrar os álbuns físicos. E fechamos a maioria dos negócios devido essa facilidade oferecida pela internet”, conta.