Professores iniciam ano letivo com palestras de grandes nomes da educação

Educação - Destaques

Genuíno Bordignon, especialista em ‘Planejamento Educacional’ e mestre em educação e deputado Newton Lima ministrarão a atividade de formação

Todo início de ano letivo é marcado por uma atividade promovida especialmente para os educadores em Várzea Paulista. Neste ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá uma atividade de formação no dia 1º, com tema “Viver uma educação para reinventar a cidade”. Em torno deste assunto, serão realizadas duas palestras sobre o Plano Municipal de Educação, produzido de forma participativa em 2011, e sua relação com a política nacional de educação.

Genuíno Bordignon, especialista em Planejamento Educacional e o deputado federal (PT/SP) Newton Lima foram convidados a participar do evento, ministrando as palestras. Bordignon é também mestre em Educação e integrou o grupo de acompanhamento da Conferência Nacional de Educação, em 2010. Além disso, desempenhou papel fundamental na construção da síntese do PME de Várzea Paulista. Já Lima, foi prefeito de São Carlos (SP) e hoje integra a Comissão Parlamentar encarregada de sintetizar as emendas ao Plano Nacional de Educação.

Além disso, o secretário Luciano Braz de Marques lembra que a rede municipal começa o ano letivo se referindo novamente à memória de Paulo Freire, desta vez com inspiração do livro À sombra desta mangueira, de 1995. “É uma forma de nos preparar para reafirmar nosso compromisso com os planos municipais de Educação e de desenvolvimento da cidade, construídos no ano passado”, explica.

Na programação do dia 01 também está prevista a apresentação do livro “Várzea Paulista: da ferrovia às orquídeas”, pelos seus autores: Eufraudísio Modesto e Gessé Araújo, do Depto. de Cultura e a professora Dulce Ferreira (UFSCar Sorocaba), editado em parceria com a empresa KSB.

O evento prevê ainda a apresentação da peça teatral Panos e Lendas, pela Companhia Pic-Nic, peça de autoria de Vladimir Capella, ganhadora de vários prêmios e que resgata muitas lendas do folclore brasileiro.

O encontro da manhã acontecerá a partir das 7h30; e o da tarde, tem início às 12h30, horários em que serão promovidos momentos de confraternização entre os participantes com um café para recepcioná-los.

Programação

Manhã
07h30 – Chegada/Café – Hall
Feira de Livros – Tenda
08h00 – Abertura/Auditório
Cerimonial de abertura
Hino de Várzea Paulista: Crianças da CEMEB Oswaldo Camargo Pires
08h30 – Palestra: O PME de Várzea Paulista e o papel do educador
Prof. Genuino Bourdignon
09h10- Palestra: O PNE e o papel dos municípios
Dep. Newton Lima (PT-SP)
9h50 – Debate
10h00 – Peça: “Panos e Lendas” – Cia. Pic Nic
11h30 – Encerramento

Tarde
12h30 – Chegada/Café – Hall
Feira de Livros – Tenda
13h00 – Abertura/Auditório
Cerimonial de abertura
Hino de Várzea Paulista: Crianças da CEMEB Oswaldo Camargo Pires
13h30 – Apresentação do livro: Várzea Paulista: da ferrovia às orquídeas
Prof. Dulce Ferreira e Eufraudísio Modesto
14h00- Palestra: O PME de Várzea Paulista e o papel do educador
Prof. Genuino Bourdignon  
14h50 – Debate
15h00 – Peça: “Panos e Lendas” – Cia. Pic Nic
17h00 – Encerramento (autógrafos dos livros na Tenda)

Local: Auditório do UniAnchieta Várzea Paulista
Rua José Rabelo Portela, 2364 – Vila Popular