Prefeitura oferece vagas em curso técnico gratuito em parceria com o Instituto Federal

Desenvolvimento Social - Destaques

A Prefeitura de Várzea Paulista está oferecendo uma oportunidade única para aqueles que querem conquistar a formação no ensino fundamental, aliando essa atividade à qualificação profissional. Através de uma parceria com o Instituto Federal, a administração municipal promoverá dois cursos técnicos do PROEJA FIC  (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica): Gestão Básica de Negócios e Informática Básica).

Podem se inscrever os varzinos com idade superior a 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano completo). Ao efetuar a inscrição, o estudante pode optar por duas opções de cursos profissionalizantes: Gestão Básica em Negócios e Informática Básica. São 20 vagas disponíveis para cada curso.

As inscrições devem ser realizadas na Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Rua José Dias de Castro, 410 – Vila São José) a partir do dia 6 de janeiro, das 8h30 às 16h30. Os interessados devem comparecer munidos de RG, comprovante de endereço e certificado de conclusão do Ensino Fundamental I. As aulas serão ministradas a partir de fevereiro, na EMEF Prefeito João Aprillanti, e o período de duração do curso é de dois anos.

Mais detalhes sobre o PROEJA FIC

O programa faz parte de diversas ações que têm o objetivo de promover a formação profissional e é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Profissional Tecnológica, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e as cidades. No caso de Várzea Paulista, a Prefeitura está oferecendo os cursos em parceria com o Instituto Federal de Salto.

O programa prevê cursos com carga horária mínima de 1400 horas, sendo 1200 para formação geral, equivalente ao ensino fundamental, e 200 para qualificação profissional.