Parceria público-privada capacita varzinos para o mercado de trabalho

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Na noite de quarta-feira (4), o Espaço Cidadania foi palco para a certificação de 62 moradores de Várzea Paulista, que iniciaram o ano de 2012 capacitados para o mercado de trabalho, seja na organização de eventos ou no ramo alimentício, já que os formandos concluíram também o curso de ‘Capacitação sobre Higiene, Manipulação e Conservação de Alimentos. O vice-prefeito Lula Raniero participou da entrega de certificados representando a Prefeitura de Várzea Paulista.

O curso foi  ministrado pela gerente de Ações em Saúde da Secretaria de Vigilância Sanitária de Alimentos de Jundiaí, Tânia Cristina Pires Bueno. “Os cursos garantem exigências da ANVISA e assim nossos formandos estão aptos a exercerem suas funções no mercado de trabalho”, destacou Valter Antonio de Oliveira, diretor e coordenador de cursos da Spetomix.

A organização de eventos é uma atividade em constante crescimento no mundo e vem se firmando como uma importante fonte econômica. Mas para obter sucesso os organizadores devem estar estruturados e capacitados para afastar qualquer possibilidade de fracasso, já que o contratante, normalmente, é o convidado em sua própria festa, máxima aplicada pela empresa SPETOMIX em quase 20 anos de serviços especializados, levando as mais diversas soluções para festas e eventos. “Somos pioneiros no que chamamos de soluções integradas, pois fornecemos desde o convite personalizado, alimentação, infraestrutura, brinquedos e até os brindes que serão entregues ao final da festa. E é este conceito diferenciado que passamos aos parceiros que buscam a reciclagem e às pessoas que se capacitam para o mercado por meio do nosso curso”, explica Valter Antonio de Oliveira, diretor da Spetomix e coordenador do curso, realizado através do Departamento de Cursos e Treinamentos da empresa.

Representando a Prefeitura de Várzea Paulista, o vice-prefeito, Lula Raniero, falou do desenvolvimento da cidade nos últimos sete anos até se capacitar para o inédito planejamento a médio e longo prazo, por meio do ‘Plano Várzea 2022’ e fazendo um comparativo destacou: “Da mesma forma, com muita dedicação e persistência, vocês plantaram em 2011 e iniciam o ano novo capacitados para colherem os frutos no mercado de trabalho e assim, sonharem e planejarem uma vida ainda melhor no futuro” avaliou Lula Raniero.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Waldir de Lima, destacou a iniciativa e a visão profissional de mercado da empresa Spetomix, que aceitou o desafio da parceria com a prefeitura de Várzea Paulista. “Hoje é um dia de festa. Devemos parabenizar a iniciativa da empresa Spetomix em realizar este curso na cidade, ao lado da Prefeitura, proporcionando a reciclagem e a capacitação de 62 moradores de Várzea Paulista para o mercado de trabalho. Com esta parceria a família Spetomix ficou ainda maior”, comemorou Waldir.

Exemplos de superação

A maioria dos formandos sentiu o prazer de voltar à sala de aula e tiveram a oportunidade de se atualizar com o mercado através da reciclagem e da capacitação profissional. Foram cinco meses de muita dedicação e superação até concluir a fase teórica e a parte prática do curso – por meio de estágio remunerado – e receberem seus certificados de capacitação profissional. “Estou imensamente feliz por chegar até o final do curso e saber que estou pronto para servir melhor os futuros clientes e poder contribuir na prestação de serviços da família Spetomix, que tenho orgulho de fazer parte”, declarou emocionado Valdir Cesar Becari, 57, morador do Parque Guarani.

Para Carmelita de Souza Ramos, 59, moradora do Jardim América II, a oportunidade de voltar à sala de aula e se reciclar profissionalmente trouxe uma elevação na autoestima. “Estou me sentindo muito feliz por saber que melhorei meus conhecimentos e estou plenamente capacitada para o mercado de trabalho, seja na família Spetomix, onde tenho orgulho de prestar serviços, ou mesmo no ramo alimentício, já que fomos capacitados também para o segmento de manipulação e conservação de alimentos”, comemorou Carmelita, que teve o privilégio de concluir o curso ao lado da filha que é professora.

Solenidade

Participaram da solenidade de certificação o vice-prefeito Lula Raniero; o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Waldir de Lima e os representantes da empresa Spetomix: Valter Antonio de Oliveira Filho; Tiago Augusto de Oliveira, Felipe Eduardo de Oliveira; Simone Cecatti e Valter Antonio de Oliveira.