Estudantes da FEI realizam trabalho de conclusão de curso de engenharia sobre a Vila Real

Educação - Destaques

Eles apresentaram o projeto para o prefeito Eduardo e seu vice Lula e pretendem levá-lo para outros países como Holanda e Estados Unidos

Alunos da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) visitaram, nesta quinta-feira (15), o gabinete do prefeito Eduardo Tadeu Pereira e apresentaram a ele o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado durante o ano letivo do ensino superior de engenharia de produção. O foco do trabalho defendido pelos estudantes foi a gestão estratégica em qualidade de serviços no terceiro setor utilizando a ONG Interação, que atua na Vila Real, como estudo de caso.

Durante a apresentação do trabalho que recebeu nota máxima na instituição de ensino, os alunos ressaltaram a interação entre poder público e comunidade existente na cidade. Eles destacaram também indicadores importantes para avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo grupo Interação, como a mediação de conflitos. O prefeito Eduardo Tadeu Pereira parabenizou ou grupo e destacou a importância do trabalho como uma “forma de integração entre os setores de exatas com o de ciências humanas”.

Ele ainda destacou a grande transformação promovida na Vila real nos últimos sete anos. “Era um bairro que estava esquecido pelo poder público. Por isso, construímos uma UBS, uma escola e estamos promovendo um intenso processo de urbanização na Vila Real. Fico satisfeito que essas mudanças tenham reconhecimento não só da população local, mas também de instituições renomadas, como a FEI”, avalia.

Segundo o aluno, Marcelo Cervantes Del Rio Baptista, este foi o primeiro trabalho voltado para uma instituição social realizado na faculdade. “Os trabalhos lá são voltados para a área industrial e este é o primeiro que analisa o lado social em uma instituição do terceiro setor”, conta. “Pretendemos continuar com esses estudos. Estamos também elaborando dois artigos para serem publicados em congressos na Holanda e nos Estados Unidos sobre o tema”, ressalta.

Já a estudante, Mariana Gonçalves Spanghero, avaliou que com o trabalho se conseguiu criar indicadores precisos para mensurar a qualidade da ONG e se chegar a percepção dos moradores sobre os serviços prestados. “A qualidade no terceiro setor é difícil de ser mensurada, mas com os indicadores que obtivemos nós conseguimos saber o que se esperava e a percepção das pessoas que moram na Vila Real.”

O diretor do grupo Interação, Altemir Almeida, classificou o trabalho como um grande ganho para a ONG. “É mais um instrumento de análise do trabalho realizado na Vila Real que poderemos utilizar para melhorar ainda mais os serviços prestados pela instituição”, afirmou.