Mais asfalto: Rua Valentina de Castro é a nova beneficiada com obras de recapeamento

Infraestrutura - Destaques

A Prefeitura está promovendo uma verdadeira transformação nas ruas de Várzea Paulista. O asfalto desgastado com as fortes chuvas e o pavimento antigo e de má qualidade está sendo substituído por material novo e resistente e as vias de diversas regiões da cidade estão ganhando uma nova cara, oferecendo mais conforto e segurança aos varzinos. Recentemente foram recapeadas as ruas Embu, Igurupi, Carnaúba, Aristides Nivoloni, Mathias Mucha, Tuiuti e Ricardo Aizza. Agora as obras chegaram à Rua Valentina de Castro, no bairro Santa Terezinha.

O prefeito Eduardo Tadeu Pereira, que está acompanhando constantemente as obras, destaca os esforços da Prefeitura para garantir a manutenção das vias. “Realizamos importantes obras de recapeamento nos últimos meses e estamos trabalhando em ritmo acelerado. Ainda temos muito trabalho pela frente e por isso estamos buscando recursos para levar melhorias para todas as vias. Quando assumimos o governo, havia muitas ruas de terra e o asfalto estava bastante desgastado em grande parte das vias. Já avançamos muito”, afirma.

O secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor Rodrigues, destaca que o recapeamento se fez necessário devido às condições em que se encontrava a rua. “O asfalto estava deteriorado e somente o recapeamento resolveria o problema. Estamos recuperando a via e oferecendo melhores condições para os moradores”, conta.

Além da Rua Valentina de Castro e Tuiuti, as obras na Vila Santa Terezinha contemplarão ainda a Rua Adelina Tereza de Carvalho. “A Rua Tuiuti já está recapeada e estamos concluindo a Valentina de Castro. Em breve a Prefeitura vai pavimentar a Rua Adelina Tereza de Carvalho para trazer ainda mais benefícios aos moradores”, conta Augusto. O investimento no bairro é de R$ 284.980,18.

Para Antônio Silvestre, que trabalha em um estabelecimento comercial no local, as obras facilitarão o acesso dos clientes. “Com o asfalto em ordem os clientes não terão mais dificuldades para chegarem aqui. Além disso, as obras deixam o local mais bonito”, afirma. Já para Benedito Alves de Oliveira, que passa com freqüência pela rua, as obras mudaram a vida das pessoas. “Agora vamos ter mais segurança e conforto.”

Além de recapear diversas vias da cidade, a Prefeitura de Várzea Paulista tem investido recursos em pavimentação. Entre 2005 e 2010, 60% das ruas de terra foram asfaltadas na cidade. Recentemente começaram as obras nas ruas Osasco, Morumbi e Caçapava, situadas no Jardim América II. O valor do investimento no local é de R$ 586.523,62, provenientes de verba da própria Prefeitura. Nesta semana as equipes trabalham nas obras de drenagem da Rua Morumbi. Os próximos passos consistem na construção de guias e sarjetas e na colocação do pavimento.    Já nas ruas Osasco e Caçapava as guias e sarjetas já estão prontas e a pavimentação segue em ritmo acelerado com trechos já asfaltados.

Para a moradora Ivana de Fátima, que mora há 10 anos na Rua Morumbi, as obras trazem benefícios principalmente para quem transita de carro pelas vias. “Além de facilitar a vida de quem passa de carro por aqui, o asfalto acaba com a poeira”, afirma. Já a moradora, Gilda Afonso, que reside na mesma rua, ressalta que as obras contribuem para valorização do local. “As casas e terrenos ficam mais valorizados em uma rua que tem asfalto bom.”

Jardim Buriti

Outro bairro que está recebendo melhorias em asfalto é o Jardim Buriti. No local o investimento em recapeamentos é de R$ 234.331,93. As obras já contemplaram a Rua Mathias Mucha, que foi recapeada recentemente. Além dela, as vias 21 de abril, 7 de Setembro, 15 de Agosto e 1º de Maio receberão melhorias. Para o morador, Leandro Roberto Lúcio, que reside há 30 anos no local, o recapeamento traz benefícios aos residentes e condutores. “Agora ficou muito bom e facilitou o deslocamento das pessoas tanto a pé quanto de carro”, avaliou.