Alunos da Emef Profª Beatriz de Oliveira Campos apresentam projeto Folclorinhos ao prefeito Eduardo

Educação - Destaques

Objetivo é promover as diferentes linguagens da cultura popular, favorecendo o gosto pelo folclore e a linguagem poética

Alunos da Emei Profª Beatriz de Oliveira Campos visitaram no dia 8 de dezembro o gabinete do prefeito Eduardo Tadeu Pereira e apresentaram a ele as canções desenvolvidas pelo projeto Folclorinhos, além do hino da cidade. O objetivo do projeto é promover as diferentes linguagens da cultura popular, favorecendo o gosto pelo folclore e a linguagem poética através de poesia, causos, trava-línguas, músicas e muita brincadeira.

Para o prefeito Eduardo, é gratificante ver as crianças desenvolvendo atividades culturais desde cedo. “É muito legal ver as crianças se interessando pela cultura tradicional e também cantando o hino da cidade já nesta idade”, afirmou. Além das canções, as crianças apresentaram o contexto do projeto Amigos do Zippy. “É um trabalho pioneiro na cidade em que trabalhamos as emoções das crianças. Com isso, pretendemos prepará-las para lidarem com diversos tipos de sentimentos”, contou a diretora da unidade, Magali Oliveira Augusto de Souza.

O supervisor do Departamento de Cultura, Eufraudísio Modesto, acompanhou as crianças com seu violão e embalou os ritmos entoados pelos pequenos. Ele ressalta que, “o trabalho foi surgindo na relação entre o Departamento de Cultura e os profissionais da área da educação” e que “aos poucos os envolvidos foram descobrindo formas de levar o projeto para dentro das escolas e resgatar assim a cultura e os valores tradicionais e folclóricos do Brasil”.