II Mostra Artística Cultural revela talentos de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

Os três dias de evento reuniram  escolas municipais; grupos da comunidade e da Escola de Música, que apresentarem os mais diversos segmentos artísticos

Resgatar os movimentos da cultura tradicional e incentivar a formação de novos talentos. É com esse objetivo que a Prefeitura de Várzea Paulista promoveu nesta semana a II Mostra Artística e Cultural, na quadra do Espaço Cidadania. O evento foi realizado nos dias 7,8 e 9 de dezembro,  reunindo diversas manifestações culturais e todos os segmentos artísticos da cidade.

No primeiro dia houve manifestações de música e dança de grupos regionais e da comunidade. Segundo o maestro e um dos organizadores do evento Gesse Araújo, a mostra é um oportunidade que a cidade tem para conhecer e descobrir talentos. “Esse encontro tem a finalidade de promover talentos que até então são desconhecidos, ela revela e resgata habilidades culturais”.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Braz de Marques, o evento é essencial para unir diversas formas de arte promovendo o respeito entre elas. “É bonito de ver a participação dos grupos jovens e do resgate das raízes folclóricas, o mais importante é que há respeito mútuo”, diz.

No segundo dia houve apresentações das crianças da rede municipal de ensino das escolas Emei Prof. Beatriz de Oliveira Campos; Emef Prof. Oswaldo Camargo Pires; Emef Prof. Palmyra Aurora D´Almeida Rinaldi; Emef Prof. João Baptista Nalini; Emei Prof. Jovino Cosme Ubaldo; Emefei Manoel Caetano de Almeida e Emef Erick Becher. Na abertura do evento as crianças cantaram o hino da cidade e no decorrer do evento, se dedicaram para mostrar o melhor do folclore; canções natalinas; danças típicas e contemporâneas e até encenaram um teatro de cordel.

Os alunos da Emef João Baptista Nalini encenaram a peça O pecado de Lampião, que exigiu dos atores mirins muita dedicação e empenho. Segundo a professora Katiane Barros de Oliveira, os alunos ensaiaram a peça com bastante responsabilidade “Eles estão ensaiando há bastante tempo e tudo o que eles fizeram foi com bastante carinho”. O aluno Pedro Henrique Campelo, de 10 anos, viveu o papel do cangaceiro Lampião e achou o encontro entre escolas bastante divertido. “Hoje é um dia diferente, é dia de festa, tudo o que a gente aprendeu de folclore pode mostrar pra todo mundo que está aqui”, diz o aluno.

Já no terceiro e último dia, as apresentações foram dos alunos da Escola Municipal de Música, com músicas clássicas e contemporâneas. Os músicos puderam exibir toda técnica que aprenderam ao longo do ano em diversos estilos musicais. “A população que veio prestigiar este terceiro dia de mostra é privilegiada, pois teve contato com músicas e estilos musicais pouco conhecidos entre culturas populares”. Opina Eufraudisio Modesto, supervisor do Departamento de Artes e Cultura.

Quem fez o encerramento da II Mostra Artística e Cultural foi a Banda Sinfônica da cidade, que desde 2006 vem crescendo e tomando forma graças ao empenho dos alunos, professores e do departamento municipal de cultura.