Alunos de caratê de Várzea Paulista recebem faixa amarela após exame

Esporte e Lazer - Destaques

Este é o primeiro exame de faixa realizado pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista e o Governo Federal

A Prefeitura de Várzea Paulista está revelando novos talentos do esporte, oferecendo aulas gratuitas em diversas modalidades, entre elas o caratê. No último sábado (3), os alunos fizeram exame de faixa no Complexo Esportivo Romão de Souza, em Jundiaí. Ansiosos, eles passaram com muita habilidade pelas provas e conquistaram a faixa amarela, vencendo uma importante etapa do caratê.

Os quatro atletas varzinos foram avaliados pelos professores Weslen Picolo, técnico da equipe do Clube São João, e Anderson Luis Bogniotti, que além de integrar a comissão técnica deste clube, é técnico da seleção de Jundiaí. Ambos são faixa preta nesta arte marcial.

De acordo com Anderson, o equilíbrio, a potência nos golpes, entre outras técnicas do caratê são fundamentais para os atletas. “Nós avaliamos a concentração e disciplina dentro e fora do caratê”.

Alexandre Borges Jesus de Oliveira, 15, é morador do Jardim Promeca e falou do sentimento em conseguir a faixa: “Estou muito orgulhoso, é um sonho receber esta faixa. Além disso, foram muito boas as aulas da professora Cristina, pois ela nos ensinou, tirou nossas dúvidas e nos acalmou”, declarou.

Outro atleta premiado com a faixa amarela é Bruno Souza de Sá, 9 anos. Ele mora no Jardim das Acácias e afirmou que está contente por conseguir atingir seu objetivo. “Eu estava muito ansioso, mas agora que passei na avaliação, estou muito feliz”, disse aliviado. Bruno ressaltou que o nervosismo e a ansiedade foram as principais dificuldades enfrentadas. Para ele, a preparação feita pela professora foi boa porque ela os incentivou a treinar bastante para este exame: “Além dos ensinamentos técnicos do caratê, a professora nos passou muita força”. Outros dois atletas também ganharam a faixa amarela: Kleberson Henrique e Mateus Antônio.

Apesar do PELC desenvolver atividades para recreação, tanto Alexandre quanto Bruno sonham em ser atletas profissionais de caratê e participar de campeonatos no Brasil e no mundo.

A professora Cristina relatou da felicidade em assistir seus alunos receberem esta faixa. “Eu fiquei muito contente. Caso eles ganhem a faixa preta, poderão até dar aula.”