Conferência elege primeiro Conselho de Esportes e Lazer de Várzea Paulista

Esporte e Lazer - Destaques

A 1ª Conferência Municipal de Esporte e Lazer aconteceu na Câmara Municipal de Várzea Paulista e elegeu nove conselheiros para a gestão 2012-2013

Foi realizada na noite desta segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores, a I Conferência Municipal de Esportes e Lazer de Várzea Paulista, inserida no plano Várzea 2022. O evento foi promovido por meio da parceria entre o Departamento de Esportes e Lazer do governo municipal e a comissão preparatória criada para desenvolver o processo de instituição do Conselho Municipal de Esportes e Lazer. Cumprindo o regimento da Conferência, a eleição dos membros do conselho para a gestão 2012-2013, se deu sob a divisão dos delegados por eixos: Esporte de Participação; Esporte Educacional e Esporte, Lazer e Qualidade de Vida.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Eduardo Tadeu Pereira, o vice Lula Raniero, o presidente do legislativo, Silas Zafani, e o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Luciano Brás de Marques.     O prefeito Eduardo Pereira mostrou aos membros da conferência que quando há boa vontade e muito trabalho é possível superar obstáculos e construir uma cidade melhor para todos. “Nosso governo acabou com alguns entraves que impediam o desenvolvimento de Várzea Paulista. Hoje, temos condições de planejar o futuro da cidade. Os empreendedores estão acreditando e investindo na cidade. Hoje, estamos crescendo e se impondo no cenário como a Cidade das Orquídeas. Todas nossas conquistas foram construídas ao lado da população e é por isso que fico orgulhoso ao ver nesta noite mais um Conselho se formando. É a garantia de que o esporte e o lazer irão avançar muito mais na cidade”, projetou Eduardo.

O vice-prefeito, Lula Raniero, destacou que a atuação dos conselhos municipais tem sido fundamental no processo de desenvolvimento da cidade e que não será diferente no segmento do esporte e lazer. “Temos evoluído também no esporte e no lazer, mas ainda há muito que avançar. Com a criação do Conselho nesta noite e a participação efetiva e responsável de seus conselheiros, estaremos desenvolvendo políticas públicas amplas para o esporte e o lazer de Várzea Paulista”, avaliou Raniero.

Já o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Luciano Brás de Marques, ressaltou a responsabilidade de todos os participantes da Conferência. “Com este trabalho temos a responsabilidade de consolidar o Conselho que terá o compromisso de fiscalizar e, de forma harmônica, debater as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do esporte e do lazer de nossa cidade”, alertou Luciano.

O presidente da Câmara Municipal, Silas Zafani, lembrou que a participação popular é a marca da atual administração de Várzea Paulista. “Este governo tem como princípio a democracia e mais uma vez está possibilitando que a população participe de sua gestão.

Os conselheiros

A representação da sociedade civil no Conselho Municipal de Esportes e Lazer foi garantida com a eleição dos nove conselheiros titulares, que são: Claudinei Ozeias Santos; Fernanda Maria de Oliveira; Josiane Cristina Macedo; José Roberto de Araújo; Lucidalva Maria de Oliveira; Luiz Ricardo Fructuoso; Luz Divina Fialho de Oliveira e Marlene Leite.

Para Ilídio Fernandes, morador do Jardim América I, escolhido pelo eixo ‘Esporte de Participação’, os conselheiros eleitos para o primeiro conselho de esportes estão ganhando a oportunidade de mudar a história esportiva da cidade. “Temos que aproveitar a oportunidade e trabalhar para que Várzea Paulista se desenvolva muito mais no esporte, começando pelas propostas que teremos que apresentar no Congresso da Cidade”, lembra Ilídio, que é diretor do E.C. União da Ilha – equipe vice-campeã no campeonato de futebol amador em 2011.

Claudinei Ozeias Santos, morador da Vila Real, eleito pelo eixo ‘Esporte, Lazer e Qualidade de Vida’, se apresentou orgulhoso em participar do Conselho e poder contribuir para que o esporte se desenvolva ainda mais na cidade. “A cidade vem se desenvolvendo em várias áreas, inclusive no esporte, mas sabemos que ainda há muito para evoluir. Agora como conselheiro tenho a responsabilidade de participar deste processo de evolução no esporte e lazer da cidade”, assumiu Claudinei.

Eleita pelo eixo ‘Esporte Educacional’, a moradora do bairro Cidade Nova, Marlene Leite, disse acreditar que o Conselho dará importante contribuição para que haja mudanças. “Temos esperança de contribuir e realmente poder mudar o cenário esportivo na cidade. Estaremos debatendo, propondo e fiscalizando para que as políticas de esporte sejam desenvolvidas”, disse Marlene.