Prefeitura realiza 1ª Plenária de Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico - Destaques

Evento contou com a adesão de muitos empresários e membros executivos de organizações instaladas na cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou, nesta sexta-feira (25), a 1ª Plenária de Desenvolvimento Econômico da cidade com o objetivo de mobilizar os empresários do município para que participem do planejamento proposto pelo projeto Várzea 2022. Durante o evento, que foi realizado no Hotel Express Inn Orquídea, o chefe do Departamento Regional Sul do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Paulo Mizushima, ministrou uma palestra sobre as linhas de financiamento oferecidas pela instituição às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s).

Para o prefeito Eduardo, é importante construir ações na cidade junto com as pessoas que nela moram e empreendem. “Várzea era uma cidade tida como periférica. Nosso desafio é realizar um processo de desenvolvimento econômico sustentável aliado ao desenvolvimento social das pessoas e ao mesmo tempo conquistar reconhecimentos externos”, contou. Eduardo ainda ressaltou que, nos últimos anos a atual administração “destravou algumas barreiras que impediam empreendimentos na cidade, como a falta de água”.

O vice-prefeito, Lula Raniero, ressaltou que pensar a cidade também para o futuro é significativo para manter um forte desenvolvimento econômico. “Estamos pensando a cidade como um todo. O desenvolvimento econômico e social faz parte deste processo. Os frutos deste trabalho nós iremos colher nos próximos anos na cidade.” Para o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Waldir Lima, a plenária foi importante para “construir uma base para ver qual a vocação empresarial da cidade e alicerçar um desenvolvimento sólido”.

O palestrante, Paulo Mizushima, que apresentou as diferentes linhas de financiamento para empresários locais, por meio do BNDES, ressaltou que a abordagem utilizada pela Prefeitura durante o evento facilita a interação entre os munícipes e o poder público. “É uma abordagem muito interessante. A população participa e coloca os seus anseios para serem debatidos. Esta interação é muito importante para o município e traz um retorno amplamente favorável ao cidadão”, afirmou.

O evento contou com a adesão de muitos empresários e membros executivos de organizações instaladas na cidade. Um desses membros é o diretor administrativo da Elekeiroz, Ricardo José Baraldi. Para ele, o poder público e a iniciativa privada devem trabalhar em sintonia para construir um desenvolvimento econômico sustentável. Uma empresa precisa ter condições para se instalar e o poder público deve fazer a parte dele com investimentos em transportes, infraestrutura e entre outras áreas. “Deve-se haver um trabalho em sintonia entre o setor público e o privado”, avaliou.

A plenária encerrou a lista de atividades desenvolvidas durante todo o ano para debater a cidade que os cidadãos querem para o futuro. Além disso, o evento serviu para eleger delegados que participarão do Congresso da Cidade, que acontece em 10 de dezembro, na Unianchieta.

Várzea Paulista vem se desenvolvendo economicamente com projetos que visam o incentivo e o suporte econômico para as indústrias e comércios, proporcionando uma aceleração no desenvolvimento da cidade. E as estatísticas expressam esta realidade. Em 2004, a arrecadação de recursos era de R$ 52 milhões. Atualmente, o número triplicou e chegou a R$ 160 milhões. Ainda em 2004, o número de empregos formais era de 9900, hoje são mais de 15 mil postos de trabalho. Além disso, nos últimos anos, a construção do boulevard, da primeira faculdade, primeiro hotel e a previsão de construção do primeiro Shopping Center mostram a evolução do crescimento da cidade.