Concurso Várzea 2022 digital elege propostas vencedoras

Gestão Pública - Destaques

Oito propostas mais bem votadas serão debatidas no congresso da cidade, que acontece em 10 de dezembro

Após dois meses de atividades virtuais, o concurso digital Várzea 2022, iniciativa da Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com a ONG Cidade Democrática, se encerrou no último domingo (20) elegendo as oito propostas mais votadas inscritas no projeto. No total, 598 pessoas participaram ativamente do concurso, que registrou 245 ideias para construir uma cidade melhor, e 2400 ações, como apoios, votos e comentários.

Entre as propostas vencedoras os temas que mais se destacaram foram educação, com quatro propostas eleitas; e Cultura, com duas.  As demais ações se referem à juventude e ao transporte público. Os vencedores, que indicaram as proposta, foram contemplados com o direito de participarem como delegados do Congresso da Cidade, que acontece em 10 de dezembro.

 A secretária de Desenvolvimento Social, Gianny Povoa, explica que os eleitos serão apresentados formalmente durante o 1º Fórum de Delegados “Iremos apresentá-los formalmente durante as atividades do 1º Fórum de Delegados, que acontece no sábado (26), na Unianchieta”, conta.

O coordenador técnico do concurso, Henrique Parra Parra Filho, destaca que o Várzea 2022 digital cumpriu bem a missão de dialogar com os jovens varzinos e inseri-los na agenda pública do município. “Dos oito vencedores, quatro têm entre 16 e 24 anos. Além deles, as duas organizações vencedoras (coletivo do OP Jovem e Cursinho CES), são jovens cujos líderes têm 27 anos.”

 

Proposta vencedora

A proposta vencedora do concurso Várzea 2022 digital foi feita pela estagiária de engenharia de produção, Luciana Veigas, moradora do Jardim Satélite, e prevê a criação de curso de inglês e espanhol para jovens de baixa renda com intercâmbio para os alunos que se sobressaírem. “É uma forma de garantir oportunidade de inclusão no mercado de trabalho”, conta.

Para Luciana, o concurso foi importante para incentivar a participação dos cidadãos, sobretudo dos jovens. “Foi mais uma abertura do governo para que nós pudéssemos participar da gestão”. A jovem, que utilizava as horas vagas para mobilizar cidadãos pela internet e por meio de encontros presenciais conseguiu o apoio de 134 pessoas. Além disso, a proposta obteve 52 comentários e 29 seguidores.

As outras sete ações eleitas podem ser conferidas no portal do concurso (http://www.varzea2022.sp.gov.br/) ou pelo link direto da ONG Cidade Democrática (http://www.cidadedemocratica.org.br/propostas/tags/5652).