Alunos da rede municipal participam do 1° Festival Agitotal no Parque das Orquídeas

Educação - Destaques

Evento é realizado para  crianças com idade entre 9 a 11 anos e oferece atividades de recreação

A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu entre os dias 22 e 25 de novembro uma grande integração entre os alunos da rede municipal de ensino, com a realização do 1º Festival Agitotal. Destinado à crianças de 9 a 11 anos, o evento é uma reformulação dos Jogos Escolares, com o objetivo de proporcionar recreação, sem competição  entre as crianças. Mais de dois mil alunos participaram da iniciativa que ofereceu atividades, muitas delas desenvolvidas pelo PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade).

Segundo a coordenadora pedagógica, Carina Xavier de Moraes, o objetivo do evento é oportunizar aos alunos atividades que eles normalmente não fazem, como é o caso do Caratê e dos esportes radicais (escalada). Além disso, para ela é uma forma de divulgar o espaço oferecido pela Prefeitura e mostrar o parque, onde ficava o aterro sanitário. “As crianças têm a oportunidade de conhecer o parque e, nas férias ou aos finais de semana, elas podem pedir para os seus pais trazê-las para local”, diz.

As atividades oferecidas durante o festival são:  caratê,  futebol de areia, vôlei de areia, circuito de ginástica artística, esportes radicais, atividades de recreação (peteca, freesby, pula corda), entre outras.

Yasmim Beatriz da Silva, 11 anos, aluna da EMEF Professor João Baptista Nalini, afirma que gostou das atividades. “Foi muito divertido e a atividade de que mais gostei foi o caratê.” Júlia Lima Assumpção, 10, aluna da EMEF Anísio Teixeira, achou interessante a quantidade de brincadeiras oferecidas. “Tivemos muitas opções de brincadeiras e nos divertimos muito”.

As professoras dos alunos também gostaram deste evento. Segundo Luana Cristina de Medeiros Souza, professora do quarto ano da EMEF Professor João Baptista Nalini, os responsáveis pelo evento ofereceram segurança apropriada. Quivânia Barros Moitinho, professora na mesma escola que Luana, completa: “as crianças estão usufruindo de um espaço do próprio município, assim, não há necessidade das escolas se deslocarem para parques de outras cidades.”

A professora de Educação Física Ana Bárbara Gregório, da EMEF Professor Oswaldo Camargo Pires ressalta a socialização dos alunos de escolas diferentes. “As crianças estão interagindo e conhecendo alunos de outras escolas sem rivalidade, sem briga, isso por conta da proposta do evento de oferecer o esporte apenas por recreação”, afirma.