Estudantes de geografia da UNESP de Rio Claro conhecem modelo de desenvolvimento social de Várzea Paulista

Educação - Destaques

Objetivo da visita foi conhecer o modelo de desenvolvimento social adotado pelo município e as políticas públicas de Economia Solidari

Estudantes do curso de Geografia da UNESP de Rio Claro estiveram nesta sexta-feira (18), em Várzea Paulista, para conhecer o modelo de desenvolvimento social adotado pelo município, sobretudo os projetos de Economia Solidaria implantados na atual administração.

O grupo de estudantes foi recebido pelo prefeito Eduardo Tadeu Pereira, em seu gabinete, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gianny Povoa. Durante a tarde eles visitaram as dependências da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Instituto Casa da Beleza, uma incubadora pública.

Para Eduardo, a Economia Solidária é uma forma de garantir autonomia aos cidadãos que mais precisam. “Temos investido no programa porque acreditamos que ela é uma fonte de geração de renda e uma alternativa ao modelo capitalista. Aqui em Várzea é possível uma economia que não vise o lucro”, disse. Para ele, a Economia Solidária é também uma forma de participação social que faz com que “as pessoas se sintam capazes de fazer, articular e exercer cidadania”.

Para o doutor e professor do Departamento de Geografia da UNESP de Rio Claro, Auro Mendes, a visita é importante para conhecer as particularidades da Economia Solidária de Várzea Paulista. “Cada lugar tem seu desenvolvimento especifico, mas existe uma política pública que pode ser replicada e reproduzida em outros lugares. Aqui a Economia Solidária está em um estágio adiantado e pretendemos levar boas experiências para nossa cidade”, afirmou.

Gianny Povoa, secretária de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista, contou que visitas de membros de governo de outras cidades têm se tornado freqüentes. “Temos recebido essas visitas com bastante freqüência. É um reconhecimento do trabalho diferencial que temos desenvolvido no município”.