Governo de Várzea oficializa Escola de Música

Esporte e Lazer - Destaques

Município vai abrir concurso para educadores em Arte e Música

O Governo de Várzea Paulista oficializou a Escola de Música da cidade. A anúncio foi feito pelo vice-prefeito Lula Raniero e pelo secretário de Gestão Pública, Carlos Maldonado, durante a 3ª Conferência de Cultura da cidade, realizada no dia 5 de novembro e também pela Imprensa Oficial do município.

Com a institucionalização, a cidade passa a ter práticas culturais efetivas e com profissionais concursados. De acordo com a 31ª edição da Imprensa Oficial, haverá concurso para as seguintes especialidades: artes visuais, canto e técnica vocal, clarinete e clarone, dança, flauta transversal e saxofone, musicalização infantil, percussão e bateria, piano e teclado digital, trombone, tuba e eufônio; trompete, tompa, cornet e flugelhorn; teatro, violão e viola caipira, violino e viola de concertos; e violoncelo e contrabaixo acústico.

A nova gestão do Conselho de Cultura aplaudiu a ideia. “A oficialização da Escola vai mudar a política pública cultural da cidade. Não será mais uma atividade sazonal e fragmentada”, defende o musicoterapeuta e conselheiro Vinicius Rocha. Para ele, o impacto será imenso. “Vai funcionar como política de estado. Os governos futuros terão que dar essa continuidade. É um grande passo para a valorização da cultura local, que tem talentos em potencial e que agora vão poder contribuir com a cidade de forma mais efetiva”.

O secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, destacou que a participação da sociedade é fundamental para a efetivação das políticas públicas de cultura. “Conquistamos um grande avanço no setor graças ao envolvimento da sociedade, como acontece no Conselho de Cultura e em nossas conferências”.

Lula Raniero lembrou o imenso trabalho realizado pelo governo para criar uma identidade cultural na cidade, ressaltando que até 2005 não havia nenhum movimento nesse sentido. “Somente assim melhoramos nossas políticas públicas e oferecemos mais cultura aos moradores da cidade. Temos uma grande diversidade cultural e a oficialização da Escola é um incentivo para continuarmos trabalhando sério no setor”.

O edital para o concurso, que deve ocorrer em breve, está sendo preparado. Mais detalhes sobre a lei complementar que institui a Escola de Música podem ser obtidos no Portal da Transparência no endereço http://transparencia.varzeapaulista.sp.gov.br/.