Escritor João Carrascoza realiza oficina de criação literária em Várzea

Esporte e Lazer - Artigos

O programa Viagem Literária, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado em parceria com algumas prefeituras, trará para a Biblioteca Pública de Várzea Paulista, no próximo dia 18 (sexta-feira), o premiado escritor, redator de propaganda e professor da ECA – Escola de Comunicação e Artes da USP -, João Anzanello Carrascoza, que ministrará uma Oficina de Criação Literária, com duração de quatro horas. O início está marcado para as 18 horas e os interessados devem procurar a biblioteca previamente para fazerem suas inscrições.

A oficina é dirigida a quem busca desenvolver ou aprimorar o fazer literário. Além de conhecer técnicas e teorias da arte de escrever, por meio de leitura, bate-papo e produção escrita, os participantes terão a oportunidade de aprender e trocar idéias com o consagrado profissional do meio literário e da comunicação, que vê nas oficinas um dos caminhos para o jovem autor ingressar no meio literário.

João Anzanello Carrascoza venceu alguns dos mais importantes concursos literários do Brasil, entre eles o Jabuti, e também o Prêmio Internacional Guimarães Rosa – Rádio France Internationale. Publicou os livros de contos Hotel solidão (1994), O vaso azul (1998), O Volume do Silêncio (2006), Dias Raros (2009) e Espinhos e Alfinetes (2010). Além de histórias infantis, escreveu os romances juvenis A Lua do futuro (1995) e O jogo secreto dos alquimistas (2000). Seu conto “Sinal dos Tempos” foi escolhido para representar o Brasil, juntamente com textos de Moacyr Scliar e Marina Colassanti na antologia Cuentos Breves Latinoamericanos (1999), publicada em dez países de língua espanhola, sob o patrocínio da Unesco.

Para o encontro, o participante deverá levar papel, lápis e borracha. A Biblioteca Pública fica no Espaço Cidadania, Avenida Ipiranga, 151, Centro.