Prefeitura realiza 3ª Conferência de Cultura

Esporte e Lazer - Destaques

Evento aconteceu neste sábado (5) e teve como tema central “Leis e Programas de Incentivo a Cultura”

A Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realizou no último sábado (5) a 3ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema central “Leis e Programas de Incentivo a Cultura”, compondo as atividades do Plano Várzea 2022. O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do assessor da Diretoria Regional do Ministério da Cultura, Henry Durante Machado, que palestrou sobre a PEC 150 que transita no congresso e prevê a fixação de um percentual mínimo de investimentos para o setor a nível municipal, estadual e federal.

Durante o evento foi anunciada a oficialização da Escola Municipal de Artes e Música e a criação do cargo efetivo de educador em artes e música. Além disso, foi realizada uma apresentação sobre Praça do Esporte e da Cultura (PEC. O projeto prevê um espaço multiuso para prática de esportes, atividades culturais e implantação de um CRAS, e será viabilizado com verba do Governo Federal.

A conferência serviu também para eleger e empossar os membros do Conselho Municipal de Cultura para a gestão 2011-2013 e escolher os delegados que participarão do Congresso da Cidade, em dezembro. O encerramento contou com uma apresentação cultural do Grupo Araúna.

Para o vice-prefeito, Lula Raniero, a Conferência foi importante para rever o que foi feito no setor e avaliar os avanços. “Somente assim poderemos melhorar nossas políticas públicas e oferecer mais cultura aos moradores da cidade”, avalia. Para ele, os últimos anos foram fundamentais para resgatar a cultura varzina. “Resgatamos a cultura de Várzea Paulista. Temos uma grande diversidade cultural e isso é um incentivo para continuar trabalhando sério no setor”, ressaltou.

O secretário de Educação, Esportes, Cultura e Lazer, Luciano Braz de Marques, destacou que a participação da sociedade é fundamental para a efetivação das políticas públicas de cultura. “Conquistamos um grande avanço no setor graças ao envolvimento da sociedade”. O supervisor departamental de Artes e Cultura, Eufraudisio Modesto Filho, citou atividades como Roda de Causos e o projeto Folclorinhos como “exemplos de manifestações culturais implantadas com sucesso na cidade”.

PEC 150

O assessor da Diretoria Regional do Ministério da Cultura, Henry Durante Machado, palestrou para os presentes na 3ª Conferência Municipal de Cultura sobre a PEC 150 (Proposta de Emenda Constitucional) que transita no congresso e prevê a fixação de um percentual mínimo de investimentos para o setor a nível municipal, estadual e federal.

De acordo com a proposta, o percentual mínimo de investimentos na área seria de 1 % a nível municipal; 1,5% estadual; e 2% do orçamento da União. “A cultura é um direito de todos e para que se faça cultura é preciso de garantia de recursos, pois sem orçamento não se faz políticas públicas para o setor”, contou. “A aprovação desta PEC é algo difícil, pois tem que ser votada em dois turnos tanto na Câmara como no Senado. Então é preciso que haja uma grande mobilização para que consigamos mais essa vitória.”

Henry destacou ainda que, Várzea Paulista está alinhada com as diretrizes do Ministério da Cultura (MinC). “A conferência foi convocada pelo município e não pelo ministério e isso significa que as políticas públicas adotadas estão alinhadas com o MinC e que a cidade presta contas aos cidadãos sobre o que está sendo realizado”.

Praça do Esporte e da Cultura

A Prefeitura de Várzea Paulista foi uma das 401 contempladas para receber uma Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), por meio dos recursos provenientes da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal. O espaço destinado à praça se encontra na Avenida Ipiranga e as obras devem começar no primeiro semestre de 2012. O investimento no local é de cerca de R$ 2 milhões.

O projeto prevê dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer. No local a população poderá contar com diferentes equipamentos públicos, como CRAS; salas multiuso; biblioteca; telecentro; cineteatro/auditório com 60 lugares; quadra poliesportiva coberta; pista de skate; equipamentos de ginástica; playground e pista de caminhada.

As atividades tiveram início com apresentações culturais dos alunos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). As crianças realizaram demonstrações de karatê, jazz e ginástica artística e rítmica.