Várzea se mobiliza nos 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra Mulher

Desenvolvimento Social - Destaques

Empenhada no combate às desigualdades e todos os tipos de violência e preconceito, a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio do Núcleo de Políticas para Mulheres , já começou a mobilizar as mulheres do município em função da Campanha de 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher. Este ano a ação começa no dia 20 de novembro e se estende até o dia 10 de dezembro. O Núcleo é um departamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e está realizando encontros em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de fomentar discussões que promovam o fim da violência contra a mulher e debates sobre a autoestima e direitos femininos. As reuniões acontecem nos CRAS e ginásios da cidade.

De acordo com Maria Imaculada Ferreira, coordenadora do núcleo, há questões históricas e culturais que estimulam o ciclo da violência contra mulher. “Infelizmente a mulher ainda está em desvantagem em relação aos homens, por esse motivo o Núcleo tem intensificado os trabalhos na cidade. Nosso objetivo é erradicar a violência contra a mulher e mobilizar o maior número de homens pela causa”, diz. Este ano, Várzea Paulista promoverá atividades pelo quarto ano, desta vez o tema em questão é: Homens e mulheres construindo uma cultura de paz. Este tema será trabalhado para mobilizar o máximo de pessoas pela causa.

A recepcionista Aline de Souza afirma que o contexto em que a mulher brasileira vive atualmente é favorável quando comparado há 20 anos, porém, considera também que por diversas variações muitas mulheres se acomodam e não procuram seus direitos. “Há mulheres que, devido a dependência financeira não denunciam os companheiros, pai ou irmão”. Ela apoia a iniciativa do governo municipal em relação à implantação do Núcleo na cidade, pois o departamento age para orientar as mulheres em diversas áreas. “O Núcleo de Políticas para Mulheres é muito importante por que há mulheres que buscam orientações nele, e uma ajuda a outra”, diz.

Outra ação da Prefeitura para garantir apoio ás mulheres varzinas é a construção de um Centro de Referencia de Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Urbana, no Jardim Continente. O espaço será dedicado às mulheres vítimas de violência, oferecendo apoio psicológico, social e orientação jurídica. O investimento no local é de R$ R$ 220 mil, por meio de uma parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, do Governo Federal.

Programação:

No dia 21 de novembro, será realizado na sala 17 do Espaço Cidadania, partir das 14 horas, um seminário em que será discutida a importância da construção do Centro de Referência da Mulher na cidade. O espaço orientará as mulheres em várias vertentes como saúde, inclusão social e profissional e segurança.

No dia 25 de novembro, a partir das 16h, o Núcleo promoverá uma ação de militância na altura do semáforo em frente ao Supermercado Russi da Vila Santa Terezinha. Na ocasião serão distribuídos materiais de conscientização para erradicar a violência e preconceito contra a mulher.

Já no dia 5 de dezembro, no Espaço Cidadania, será o dia do encerramento. No evento acontecerá um espetáculo artístico sobre o tema ‘Violência Doméstica’. O ato acontecerá a partir das 14 horas.

Mais informações: 4606-0249.