Projeto Folclorinho leva cultura para as escolas municipais

Esporte e Lazer - Destaques

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Cultura e dos educadores da rede municipal de ensino  para aproximar os alunos das culturas populares e desenvolver o gosto pelo folclore

Com o objetivo de levar para dentro das escolas o que acontece nos saraus da cidade, o supervisor do Departamento de Cultura da cidade, Eufraudísio Modesto, realiza atividades folclóricas nas escolas municipais desde 2010, com projeto que leva o nome de ‘Folclorinho’. Muitas escolas da rede  municipal de ensino já receberam a visita que leva brincadeiras e muita música para a criançada. Esta semana a EMEF Juvelita Pereira da Silva recebeu o pesquisador de culturas populares durante algumas horas. “A partir deste contato com o folclore, os alunos desenvolvem o gosto pela cultura brasileira e até mesmo pelos valores humanos”. diz Eufraudísio.

A sequencia de cantigas, causos e poesias prenderam a atenção das crianças que também se divertiram com as culturas populares. A atividade complementa o conteúdo do planejamento escolar das crianças da 3º série que trabalha a Literatura de Cordel. Lucas Batista, Dafne da Silva e Yasmim Araújo, todos com 10 anos de idade, disseram que aprenderam bastante sobre o folclore e culturas populares, pela forma dinâmica com que o “tio Eufra” se apresenta em sala de aula. “O tio Eufra é muito engraçado, nós estamos estudando cordel, desafio e poesia, ele ensina bem, é bastante divertido”, diz Yasmim.

A ideia de realizar essas atividades partiu da Secretaria Municipal de Cultura e dos próprios educadores. “Esse tipo de trabalho aproxima as crianças da cultura e folclore do Brasil, o convite feito ao Eufraudísio foi com o intuito de levar para os alunos essa cultura de uma forma descontraída”, diz a diretora da escola, Denise Aparecida Thamazetto. A professora Márcia Rodrigues acredita que o convite também despertou em seus alunos curiosidade e, para ela, esse fator também desenvolve o interesse e a identidade cultural das crianças. “Elas não viam a hora das atividades começarem. Acredito que essa curiosidade irá desenvolver o interesse pela cultura estudada em sala de aula”, diz.