II Conferência Municipal de Educação será no dia 27 de outubro

Educação - Destaques

Muitos debates envolvendo educadores, gestores, funcionários e os pais da rede municipal de ensino marcaram a fase preparatória para a II Conferência Municipal de Educação, que será realizada no dia 27 de outubro, às14h, no Espaço Cidadania, como mais uma atividade do Plano Várzea 2022. Na ocasião haverá entrega do documento final do Plano Municipal de Educação (PME) ao prefeito Eduardo Tadeu Pereira.

Na mesma data, a Secretaria de Educação dará continuidade às discussões iniciadas na pré-Conferência de Educação. Assim, a programação da 2ª Fase da Pré-Conferência terá início pela manhã às 7h 30 com um café para os participantes. A partir das 8h, está prevista a retomada da plenária de representantes. A seguir acontecerá apresentação e votação das emendas ao documento-síntese. Depois haverá a conclusão do documento e o encerramento está previsto para às 13h.

Às 14h têm início a II Conferência Municipal de Educação com o tema “Educação para uma vida melhor; rumo a 2022” e lema “Construir o Plano Municipal de Educação Participativo” que trará a apresentação da Banda Sinfônica de Várzea Paulista. A seguir, será composta uma mesa para a realização de cerimonial e apresentação do processo de trabalho para elaboração do PME e de articulação do Plano Várzea 2022. Às 15h30, está prevista a entrega solene do texto para o prefeito Eduardo Pereira.

No dia 1º de outubro, nas dependências da UniAnchieta, dois palestrantes contribuíram para o debate dos representantes nos grupos regionais: Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e, Paulo Roberto Crispim, da Secretaria de Acompanhamento dos Sistemas Educacionais do MEC. “A plenária continuará a aprovar cada item da proposta do PME no dia 27 de outubro, com as contribuições já apontadas nos debates feitos por regiões em 01 de outubro”, explicou Cilene Maria Silva, integrante do Grupo de Trabalho da Conferência.