Prefeitura lança campanha Bairro Mais Solidário no dia 22

Desenvolvimento Social - Destaques

Os objetivos são diversos e englobam desde o cuidado e a proteção às crianças e adolescentes até o estímulo de ações ambientalmente sustentáveis

As unidades dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) têm feito um trabalho de mobilização em toda cidade no cotidiano dos varzinos que procuram os serviços de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da prevenção de situações de risco social para promover o desenvolvimento comunitário. Assim, iniciativas que envolvem toda a sociedade têm sido colocadas em prática em Várzea Paulista. Desta vez, o CRAS Oeste inicia no dia 22 de outubro a Campanha Bairro Mais Solidário, na praça de lazer da Vila Popular, das 10h às 16h. O intuito do evento é estimular e promover ações comunitárias que reflitam no bem estar de toda população local.

De acordo com a coordenadora do CRAS Oeste, Selma Luciana Furtado, os objetivos da Campanha são amplos e visam promover ações comunitárias para conhecer o território e fazer um diagnóstico da região. “O intuito é que depois dessa análise realizemos articulação com os serviços, promovendo desenvolvimento local e da comunidade. Nosso objetivo é fazer uma busca ativa, ir onde estão as pessoas que mais precisam”, destaca.

Nesse contexto de mobilização estão previstos o cuidado e a proteção às crianças e adolescentes, com prioridade à prevenção e combate ao trabalho infantil. “Temos o intuito de trabalhar a questão do trabalho infantil e continuar evitando essa prática no município. Várias ações são desenvolvidas pelos CRAS ao longo dos anos para o combate ao trabalho infantil, essa é uma atividade contínua e queremos fortalecê-la, revela”

Outras prerrogativas da campanha são o cuidado e a preservação dos espaços públicos e restauração de espaços privados, com o intuito de valorizar a região, elevar os sentimentos de estima e fortalecer os vínculos comunitários. “Sabemos que o bairro sofre com o problema de drogadição e vamos trabalhar para eliminar essa questão, mobilizando escolas, ONGs, indústrias e a própria população atendida pelo CRAS. Pretendemos fazer reuniões com os parceiros, ajudar a chamar os vizinhos para ajudarem a resolver essas questões mais delicadas”, ressaltou a coordenadora.

Além disso, pretende-se também incentivar a separação dos materiais recicláveis dos materiais orgânicos e estimular ações ambientalmente saudáveis e sensibilizar a comunidade para a promoção da cultura de paz e as ideias do Plano Várzea 2022 na região.

Selma destaca ações como o incentivo à educação ambiental nas escolas e de troca de ideias solidárias nas unidades básicas de saúde. “As escolas funcionariam como pontos de coleta seletiva e tanto as escolas como as UBSs seriam locais para compartilhar ideias solidárias, sempre pensando no fortalecimento da comunidade.”

A Praça de Lazer da Vila Popular fica localizada na Rua Minas Gerais, sem número.

Parcerias

As Unidades Básicas de Saúde UBS na região são a UBS Jardim Bertioga , UBS Jardim Buriti e UBS Vila Popular , que oferecem diversos serviços  para a comunidade como:  Lian gong, massagem chantala para bebês;  palestras para gestantes e grupos de diabéticos e hipertensos.

As escolas parceiras da região são: Creche Rosa Nanini Fioresi; CEMEB Juvenal Cândido da Silva;  CEMEB Padre Wilfrido Wieneke;  EMEI Professora Maria Aparecida Aprilanti;  EMEI Luiz Fioresi;  EMEF Professora Palmyra Aurora DAlmeida Rinaldi;  EE Monsenhor Hamilton José Bianqui;  EE Professora Lavínia Ribeiro Aranha;  EE & EMEF Professor Oswaldo Camargo Pires;  EE & EMEF Professor João Baptista Nalini ; Colégio Futura;  Colégio Santos Dumont;  Faculdade Padre Anchieta e o Ginásio de Esportes da Vila Popular.

As entidades assistenciais são a Comunidade Casa Esperança e Vida (CCEV), com os núcleos de apoio para os dependentes químicos, seus familiares e crianças e filhos de dependentes; o Centro de Integração Social (CIS); o Grupo Melhor Idade da Igreja Nossa Senhora de Fátima e a Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha).

A comunidade religiosa também está envolvida com a Campanha e as igrejas  parceiras na região são: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Vila Popular); Comunidade Nossa Senhora. de Fátima  (Parque Guarani); Comunidade São José Operário (Vila Tupi); Comunidade Rainha dos Apóstolos (Jardim Bertioga);  Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe (Residencial. Aymoré); Igreja Evangelho Quadrangular; Igreja Assembleia de Deus e Conselhp de Ministros Evangélicos de Várzea Paulista (COMEVAP).

Programação:
10h:30 – 12:00
Apresentações artísticas locais
10h:30 e 13h
Oficina Confecção de Horta (Medicinal e Temperos) com recicláveis PETs
Grafitagem
Saudação do Prefeito; Secretaria SMDS
14h:15
Apresentação Teatral (ECA: trabalho infantil, drogadição, reciclagem)

Durante o dia todo serão realizadas as seguintes atividades:
Coleta e exposição multimídia de depoimentos populares
Jogos infantis: corrida com saco, pula-corda, amarelinha, cama elástica
Espaço Criança : Confecção de painel com registro das mãos das crianças; modelagem em bexiga de animais e fibres; pintura artística de rosto
Itinerante de idéias solidárias
Animação com DJ
Divulgação Fanzines do Pro Jovem
Quiosque dos Direitos : distribuição de exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto do Idoso, Lei Maria da Penha e orientações diversas.
Divulgação dos serviços da rede sócio assistencial por meio de banners
Distribuição de adesivos da Campanha
Ônibus biblioteca: Projeto Conto em Canto