Skatista varzino conquista títulos em todo o Brasil

Esporte e Lazer - Destaques

Várzea Paulista está colecionando talentos do esporte em diversas modalidades. O skatista varzino Diego Fioresi é um deles, se revelando há alguns anos como um grande atleta em sua modalidade. Ele começou a andar de skate em 1998, aos 11 anos, estimulado pelo seu avô Álvaro Ritoni e seu pai Valdir Fiorese e hoje é uma referência para muitos skatistas varzinos.

Diego participou de sua primeira competição em Campo Limpo Paulista, no ano de 2001. Entretanto, ele ganhou seu primeiro título na cidade de Extrema, interior de Minas Gerais, em 2003. Mas ele também já fez muitas manobras nas pistas de skate de Várzea Paulista.  “Acho muito importante pra cidade ter pistas de skate. No Parque Ecológico Chico Mendes, participei da elaboração do projeto junto com a Secretaria de Obras e acompanhei a construção, já na Praça da Bíblia , acompanhei somente a construção. As pistas são muito boas”, avalia.

O skatista foi campeão do Best Trick Myllys 2010, na competição pela melhor manobra, disputada no Ceará. Em setembro, Diego participou do 1° Encontro Niemeyer de Skate, no memorial da América Latina, em São Paulo. O evento reuniu 50 atletas convidados e o atleta varzino encerrou a competição na segunda colocação.

A maioria dos skatistas deseja andar em alguma pista em busca de novos desafios. Com Diego não é diferente, pois sua vontade é andar na maior pista do mundo, localizada na China, cuja medida é equivalente a três campos de futebol.

Segundo o atleta, muitas pessoas ainda têm preconceito com os skatistas. “Eles nos chamam de desocupados porque estamos na pista no período da tarde. Este é o nosso trabalho.”

Quanto ao Conselho Municipal de Esportes recentemente implantado em Várzea Paulista, Diego gosta da proposta, pois os atletas têm a oportunidade de falar das dificuldades enfrentadas de praticar seus respectivos esportes e propor melhorias.

PELC

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) reiniciou as aulas de skate no Parque Ecológico Chico Mendes. Entre os alunos está Gabriel Santos Muniz. Gabriel, 12, ficou três anos longe do skate após se machucar quando estava praticando o esporte. “Fiquei esse tempo todo parado por medo de cair novamente”, diz.

Ele não tinha pretensão de ser skatista profissional, mas seus planos mudaram a partir do momento que o skate passou a ser uma atividade praticada diariamente.

Aos cinco anos, Gabriel se interessou pelo esporte e participou do campeonato na categoria mirim, quando tinha apenas seis anos. Sua primeira premiação foi um segundo lugar conquistado em torneio disputado em Itupeva. Gabriel dedica cinco dias da semana para andar de Skate, no qual três ele participa das aulas do PELC. “Acho as aulas muito legais, porque dessa forma o esporte é reconhecido. Quando nós ficamos inseguros de descer a rampa, o professor Marlon não nos obriga a encará-las e entende o nosso medo”, diz.

Aulas de skate
Terça-feira, das 9h às 11h