Jovens e gestores públicos participam de oficinas do Várzea 2022 Digital

Desenvolvimento Social - Destaques

Os “hubs” jovens de Várzea Paulista vão se reunir nos dias 17, 18 e 19 de outubro para realizarem uma oficina que orientará a participação dos jovens da cidade no concurso Várzea 2022 Digital, promovido pela Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os encontros acontecerão em locais diferentes, mas sempre no mesmo horário, das 14h às 17h. A reunião do dia 17 acontece no Lab Digital e orientará jovens da região central da cidade. No dia 18, o encontro ocorre no mesmo local e será destinado aos jovens da região norte. Já no dia 19, a reunião acontece no Telecentro do CRAS Oeste.

Hub é um termo proveniente do inglês e sua tradução é “transmitir”, ou pode significar também “concentrador”. É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. Em Várzea Paulista, a palavra ganha vida, literalmente, e está sendo personificada. Alguns representantes da juventude varzina estão sendo chamados de “hubs” jovens. Quem seriam estas pessoas?

A coordenadora do OP Jovem, Caroline Macedo, explica esse novo conceito que promete sensibilizar e mobilizar os jovens para a participação e integração na plataforma digital Várzea 2022. “Os hubs jovens são nossa referência digital. São pessoas que vão ajudar a mobilizar o público jovem para o processo do Várzea 2022 Digital. Eles já criaram seus perfis na plataforma, têm ação mobilizadora, de liderança, ou, como têm habilidade com a internet,  exercem o papel de apoiadores, já que darão suporte aos jovens que ainda não criaram seu perfil de participação.”

Estão convidados a participar da oficina os integrantes do Pro Jovem, das comissões populares jovens e todos os jovens da cidade que desejarem participar do processo de reflexão de políticas públicas destinadas à juventude. Na ocasião eles serão orientados pelo coordenador da plataforma digital Várzea 2022, Henrique Parra Parra Filho e pelos monitores das unidades dos Centros de Referência e Assistência Social.

Para Caroline, essa oportunidade de interagir virtualmente, amplia o horizonte de participação de todos os jovens da cidade e cria possibilidades para que defendam as ideias que continuam a fluir, mesmo depois da realização da Assembleia do OP Jovem, que elegeu um pacote de demanda considerado prioritário para o segmento.“ Os jovens vão fazer propostas, e, assim, podem ampliar a participação digital. Eles podem até apresentar pacotes de demandas que não foram contemplados na Assembleia. A plataforma possibilita então que os jovens visualizem que as demandas que não foram eleitas na Assembleia, ainda podem ser realizadas e que depende da participação e envolvimento de cada um”, destaca.

A Assembleia do OP Jovem aconteceu no dia 24 de setembro e elegeu a reforma da Praça da Bíblia, orçada em R$ 200 mil, como demanda prioritária para os jovens. A obra será executada em 2012.

Várzea 2022 Digital

No dia 19 de setembro, a Prefeitura de Várzea Paulista lançou  o Concurso Digital Várzea 2022, que constitui mais uma importante ferramenta de participação popular para planejar a cidade que os moradores querem para o futuro. O concurso vai eleger as propostas mais votadas para serem debatidas no Congresso da Cidade, previsto para o início de dezembro. Todos os cidadãos podem participar sugerindo ideias por meio do site www.varzea2022.sp.gov.br.

A iniciativa é mais uma vertente do Plano Várzea 2022, que está elencando metas de médio e longo prazo por meio de Conferências e Plenárias Temáticas e também das reuniões do Orçamento Participativo.

Capacitação de gestores

No dia 30 de setembro, foi realizada a primeira Oficina de Gestores do concurso digital Várzea 2022. O encontro aconteceu no CRAS Oeste e reuniu representantes do governo que foram orientados sobre como utilizar a plataforma virtual e mobilizar varzinos para participarem do concurso e elaborarem propostas para construir a cidade dos sonhos.

Durante o encontro foram realizadas atividades para fortalecer a presença dos gestores na internet.

Um dos gestores, o coordenador financeiro da Secretaria de Saúde, Tiago Texera, assumiu a tarefa de trazer mais varzinos para o concurso. “É importante fazer com que os cidadãos se transformem em agentes políticos. Vou colaborar principalmente na área da saúde, trazendo conselheiros e outros gestores para participar.”

O coordenador da Biblioteca pública da cidade, José Carlos Malaquias, também participou da oficina e relatou a experiência como uma forma de incentivar a democracia. “Eu achei a oficina interessante e uma forma de apoiar a democracia de forma participativa”.