Várzea terá representantes nos Jogos Regionais do Idoso

Esporte e Lazer - Destaques

Um grupo de 70 pessoas, entre atletas e comissão técnica, representarão Várzea Paulista em Itapetininga

Na próxima quarta-feira (12), começa a 15° edição dos Jogos Regionais do Idoso 2011, no município de Itapetininga, a oitava região esportiva, onde recentemente foram disputados os Jogos Regionais.  Para esta edição do JORI, a cidade de Várzea Paulista vai contar com 70 representantes entre atletas e comissão técnica. Somente os atletas com idade igual ou superior a 60 anos participarão da competição.

Segundo Wilder Cássio de Freitas, supervisor de esporte , o JORI propicia aos atletas da terceira idade momentos de lazer, descontração e inclusão social. “Através deste evento, eles têm a oportunidade de conhecer outras cidades fora da nossa região”, ressalta. Para o supervisor de esporte, o Departamento de Esportes de Várzea Paulista não visa muito o resultado, e sim a socialização entre os atletas.

De acordo com Wilder, a expectativa é que a terceira idade entenda a proposta do JORI e, assim, o número de participantes aumente.

Várzea Paulista participou pela primeira vez da JORI em 2005, disputado em Piracicaba, e desde então o município vem marcando presença em todas as edições.

Morador de Várzea Paulista há muitos anos, Eurico Nascimento, 61, é um dos representantes da cidade no JORI 2011. Ele conseguiu a vaga por meio da pontuação obtida nas Olimpíadas da Melhor Idade de Várzea Paulista (OMIVP) e é uma das promessas de medalha no tênis de mesa. “Será um prazer representar Várzea Paulista na JORI, pois moro aqui há 40 anos, por isso, criei um vínculo com a cidade”, diz.

As modalidades que os atletas de Várzea Paulista vão disputar serão o xadrez, vôlei adaptado, dama, atletismo e tênis de mesa, na categoria masculina e feminina, além da dança de salão (misto). Já o truco, malha, dominó e a bocha serão disputados pela equipe masculina, enquanto que o buraco e a coreografia (danças) somente as mulheres competirão.

Esta etapa dos Jogos Regionais do Idoso termina no dia 16 de outubro. Já a final estadual, que envolve atletas com melhor classificação, acontece em São José dos Campos, no vale do Paraíba, entre os dias 23 e 27 de novembro.