Juventude varzina se encontra para avaliação do OP Jovem

Esporte e Lazer - Destaques

Os bons resultados nos cinco anos de Orçamento Participativo na cidade, aliados aos apontamentos da Conferência da Criança e do Adolescente em 2009, e à pesquisa do Observatório da Juventude, em 2010, motivaram o prefeito Eduardo Tadeu Pereira a expandir o programa para a juventude varzina. Em março deste ano, o OP Jovem passou a ser desenvolvido no município e dia 10 de outubro, os jovens poderão avaliar todo processo destinado a este público em reunião que vai acontecer no CRAS Central às 14 h.

Segundo a coordenadora do OP Jovem, Caroline Macedo, essa será a oportunidade para os jovens fazerem um balanço sobre o processo do OP. “O OP Jovem foi uma maneira que o governo municipal encontrou para despertar e ampliar o senso crítico e o sentimento de cidadania dos jovens. Vamos poder discutir o processo de participação dos jovens durante este ano. Na ocasião, eles vão poder fazer críticas e dar sugestões também para melhorar o OP para o próximo ano”.

Caroline faz uma avaliação positiva de todo desdobramento dos encontros da juventude durante os encontros promovidos ao longo dos últimos meses. “Fizemos mais de 30 encontros para sensibilização e mobilização dos jovens e conseguimos reunir 250 jovens em todo o processo. O que para um primeiro ano é um resultado muito bom”.

A coordenadora salienta ainda que a Conferência foi determinante para o fortalecimento da participação jovem na cidade. “A Conferência fortaleceu a participação dos jovens na cidade e a participação nas políticas públicas”.

Início do trabalho

Os primeiros passos de mobilização do ‘OP Jovem’ foram dados dentro dos programas para crianças e jovens da Secretaria de Desenvolvimento Social, inseridos nos três CRAS (Centro de referência e Assistência Social), entre eles o Projovem, que a partir de 2011 teve sua faixa etária ampliada, contemplando idades entre 10 e 29 anos. Foram divididos em dois grupos de idade: com os menores foram trabalhadas questões como valores, solidariedade e respeito, enquanto os jovens a partir de 14 anos ficaram focados em ações mais concretas, como: participação, escolhas e construção coletiva.

O pontapé inicial do OP Jovem foi dado com exibições de cinco filmes curta metragens nos três CRAS (Central, Oeste e Norte) e também em locais externos estratégicos.

Em maio, após várias reuniões, a primeira fase de encontros teve encerramento, quando o OP Jovem fechou o ciclo de debates para levantar as demandas de curto, médio e longo prazo para cada região da cidade, ações também inseridas no projeto ‘Várzea 2022’, que visa pensar e planejar o município para os próximos 11 anos.

Segunda fase

A segunda fase do OP Jovem teve início com a Caravana da Juventude em junho, quando os participantes circularam de ônibus por todas as regiões da cidade, tendo a oportunidade de conhecerem as realidades, demandas e serviços disponíveis em cada ponto de Várzea Paulista. Esta oportunidade marcou troca de conhecimentos, além dos agentes públicos, os jovens de uma região puderam apresentar as particularidades de seus bairros para os outros. Conheceram também os espaços e ferramentas que o governo oferece para as crianças e adolescentes.

Nos meses de junho e julho, foram realizados dois fóruns: o de Comissões Jovens Regionais, quando os representantes eleitos em cada região se encontraram para detalhar e debater as demandas levantadas na primeira fase; e o Fórum de Delegados Jovens, que reuniu os membros das Comissões Populares Jovens e os técnicos da Prefeitura para, juntos, debaterem os estudos de viabilidade das demandas apresentadas para cada região.

As discussões em torno do Plano Várzea 2022 continuaram movimentando as comunidades de Várzea Paulista e no dia 31 de agosto foi a vez dos jovens discutirem as políticas públicas de pequeno, médio e longo prazo para a área, na II Conferência Municipal de Juventude. O evento teve como tema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”.

Na oportunidade, os jovens inovaram na maneira de apresentar os temas, por meio de fanzines, e cada CRAS ficou responsável pelo desenvolvimento de um assunto. Os eixos de debate foram: Integração das Políticas Públicas Para a Juventude (CRAS Central); Cultura, Esporte e Lazer (CRAS Central); Participação Popular (CRAS Oeste); Trabalho (CRAS Oeste); Infraestrutura e Mobilidade Urbana (CRAS Norte); e Educação (ensino médio, profissionalizante e universitário)- CRAS Norte. O integrante do grupo 288, Edu Festa, prendeu a atenção dos presentes com sua criatividade no freestyle no RAP, apresentando cada subtema de forma descontraída.

Terceira fase

A Assembleia do Orçamento Participativo Jovem, que marca a 3ª fase do OP Jovem, aconteceu no dia 24 de setembro na Praça da Bíblia e marcou o momento de votação das demandas. Todos os moradores varzinos de 10 a 29 anos puderam participar e eleger a demanda considerada prioritária para este público.

O pacote vencedor foi o que contempla a reforma da Praça da Bíblia, orçado em R$ 200 mil, com 57 votos do total de 70. A obra será executada em 2012.