Viagem Literária recebe a escritora Ana Paula Maia

Esporte e Lazer - Destaques

A escritora carioca estará na Biblioteca Pública de Várzea Paulista no dia 6, para um bate-papo sobre a obra ‘Apanhador no Campo de Centeio’, de J. D. Salinger

A próxima “parada” do programa Viagem Literária em Várzea Paulista será na próxima quinta-feira (6), às 19 horas. A Biblioteca Pública receberá a escritora carioca, Ana Paula Maia, que aos 34 anos já tem seu nome destacado na literatura. Seu primeiro romance, ‘O Habitante das Falhas Subterrâneas’, foi publicado em 2003 e no primeiro semestre deste ano lançou ‘Carvão Animal’, sua quarta obra como romancista. Seus contos estão publicados em diversas antologias, entre elas uma que seleciona textos das ’25 Mulheres que estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira’ (2004) e Sex’n’Bossa, publicação italiana de 2005.  

Seu romance ‘A Guerra dos Bastardos’, lançado em 2007, foi publicado na Sérvia e também adaptado para o cinema, juntamente, com outra obra de sua autoria: ‘Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos’. Este livro foi lançado em 2009, depois de ser publicado virtualmente em 2006, sendo o primeiro folhetim pulp da internet brasileira, em 12 capítulos.

O projeto Viagem Literária é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura com Bibliotecas Públicas, desenvolvida com o apoio de prefeituras de 70 cidades, entre elas, Várzea Paulista, que já trouxe outras três atividades literárias este ano: Milton Hatoum; Cia. Conto em Cantos e a escritora infantojuvenil, Índigo, que esteve na biblioteca da cidade em 26 de setembro.

Os autores sempre falam sobre seus livros e histórias de uma forma descontraída e divertida, o que não muda na atividade deste mês. Porém, desta vez, o bate-papo se dá em torno de autores que marcaram a formação dos escritores. A leitura escolhida por Ana Paula Maia foi o clássico americano, Apanhador no Campo de Centeio, de Jerome David Salinger, que se transformou em mega sucesso de crítica, em 1952, um ano depois de ser lançado. Salinger construiu uma narrativa primorosa do jovem Caulfield, universalizando seu relato que se constituiu em um verdadeiro rito pelo qual todos devem passar: o fim da ingenuidade.

O público terá a oportunidade de bater um papo e ainda conhecer, ou ampliar o conhecimento, sobre a obra e o autor escolhidos pela escritora carioca. A Biblioteca Pública fica no Espaço Cidadania, Avenida Ipiranga, 151, Centro.