Corredora varzina é terceira colocada em competição disputada em Piracicaba

Esporte e Lazer - Destaques

Várzea Paulista está revelando grandes talentos do esporte em diversas modalidades, entre elas, a corrida. Rosmeire Briz de Oliveira Santos é uma dessas revelações. Integrante da equipe varzina Pé na Tábua, a atleta conquistou em setembro a terceira colocação na corrida Explore, de Piracicaba, um circuito de oito quilômetros.

Rosemeire, que conclui a prova em 52 minutos, pratica o atletismo há oito anos e o interesse pelo esporte se deu por conta do incentivo de seu marido, Renato Batista de Lima, que também é maratonista. A primeira competição de Rosemeire foi a corrida de costas, disputada em Jundiaí. “Subir no pódio é uma emoção muito grande”, diz sobre o título.

Ela treina três vezes por semana correndo pelas ruas de Várzea Paulista, mantém a boa forma física fazendo academia e tem uma alimentação balanceada. A corredora ainda faz pilates e aeroboxe, desenvolvido pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal, com intuito de fortalecer os músculos da perna. “A Prefeitura ainda nos oferece apoio com o transporte da nossa equipe”, diz.

Em julho deste ano, Rosemeire representou bem Várzea Paulista na Meia Maratona do Rio de Janeiro, que tem 21 quilômetros de extensão, e completou a prova em duas horas e sete minutos, na categoria de 40 a 44 anos.

Equipe Pé na Tábua

Prestes a completar cinco anos de história, a equipe de corrida varzina Pé na Tábua surgiu de forma espontânea. Um dos integrantes do grupo, o triatleta Robson Zaffani, costumava correr pelas ruas da cidade e assim despertou o interesse de comerciantes e amigos pelo atletismo. O resultado disso é hoje um um grupo de O 50 pessoas unidas por interesses comuns como  corridas de rua, Cross Country- disputada em circuitos em meio à natureza (serras, montanhas, entre outros)-, corrida reversiva, ou seja, de costas, além das provas de revezamento e pedaladas em grupo, para a socialização dos componentes.

O Pé na Tábua não é um grupo de esporte de alto rendimento, portanto não há cobrança por resultados. A equipe é sempre destaque na Prova de Pedestres, evento promovido pela Prefeitura desde 2005, em comemoração ao aniversário da cidade, como uma forma de incentivar a corrida e combater o sedentarismo. Em 2011, seus integrantes ocuparam posições de destaque no pódio da competição varzina, conquistando cinco troféus.

Os interessados em participar do grupo Pé na Tábua de Várzea Paulista podem comparecer na  Rua Victorio Spinucci, 324 – Jardim Promeca. Mais informações: (11) 4595-8551/7106-9405 ou (11) 4595-5794 (falar com Robson Zaffani) ou www.ecpenatabua.com.br.